A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (SMDH), realiza, de 10 a 29 de novembro, o Mês da Consciência Negra. Com ampla programação cultural, formativa e de valorização da identidade afrobrasileira, os eventos reforçam o compromisso do município com a promoção da igualdade racial e o reconhecimento da contribuição do povo negro na construção da cidade e do país. A programação é promovida pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da SMDH, apoio da Secretaria de Cultura, Assistência Social, Educação e em parceria com instituições de ensino, coletivos culturais e organizações da sociedade civil.
Com o tema “Da resistência à reparação: Cultura negra, memória viva e diversidade em movimento” e sob o Lema: “Cubatão é território negro de memória e futuro; nossa cultura resiste, repara e refaz o mundo”, a Administração Municipal reafirma o compromisso com a promoção da igualdade racial, o enfrentamento ao racismo estrutural e institucional, valorizando as identidades, saberes e culturas afrobrasileiras e africanas como fundamentos de nossa história, identidade e desenvolvimento humano e social.
A abertura oficial acontece na segunda (10), às 10h, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/º). Durante as semanas seguintes, Cubatão será palco de cine-debates, oficinas, formações temáticas, premiações e eventos artísticos, todos voltados ao fortalecimento da memória, da resistência e da representatividade negra (veja programação completa abaixo).
Entre os destaques da programação estão o Cine Debate “SUAS sem racismo”, promovido em diferentes territórios da cidade; a Oficina “Brincar Nagô”, que resgata jogos e brincadeiras de origem africana; o Evento do Dia Nacional do Hip Hop; e a tradicional entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares, em 19 de novembro, que homenageia personalidades e instituições que se destacam na luta pela igualdade racial.
Outros momentos importantes incluem o Seminário “Antirracismo em Perspectivas: da dimensão estética à crítica do mito da democracia racial”, o Concurso Boas Práticas e a Sessão Solene da Consciência Negra, no dia 27 de novembro, na Câmara Municipal. O encerramento da programação ocorre no dia 29, com a Oficina de Letramento Racial Crítico, na UME Pieruzzi, na Vila Nova.
A presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Natali Ribeiro, explicou que o foco da edição 2025 é o letramento racial, com viés educativo. “O objetivo é trabalhar o letramento racial, não apenas ensinando a reconhecer e combater manifestações racistas, mas também a preveni-las e valorizar a pessoa negra em todas as esferas sociais”, ressaltou.
Natali destacou ainda a importância de uma programação diversa, capaz de atingir diferentes públicos. “Estamos preparando eventos para servidores, alunos da rede municipal e para a população como um todo, em vários pontos da cidade. A proposta é oferecer momentos de reflexão, aprendizado e valorização da cultura afrobrasileira”, afirmou.
Todas as ações são elaboradas considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, reforçando o compromisso de Cubatão com a construção de uma cidade mais justa, igualitária e inclusiva.
Para Jaque Barbosa, secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos. “A Semana da Consciência Negra é também um marco de compromisso institucional com a reparação histórica e com a valorização da diversidade. Cubatão reafirma-se como um território negro de memória e futuro. A Semana da Consciência Negra em Cubatão é um espaço de celebração, aprendizado e reflexão. O tema deste ano nos convida a olhar para o passado, compreender as feridas históricas e reafirmar o compromisso com uma cidade antirracista, diversa e reparadora”, destacou.
A Comissão Organizadora da Semana da Consciência Negra é composta por representantes de diversas pastas, como Saúde, Mulher e Direitos Humanos, Cultura, Meio Ambiente, Educação, Emprego e Empreendedorismo, além da Câmara Municipal e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).
Programação completa
- 10/11 (10h) – Abertura oficial da Semana da Consciência Negra – Bloco Cultural – Praça dos Emancipadores, s/nº
- 11/11 (10h) – Cine Debate “SUAS sem racismo” – Território 1 – Parque Anilinas – Av. Nove de Abril, s/nº
- 11/11 (19h) – Cine Debate – UME Bernardo José Maria de Lorena – Av. Nossa Sra. da Lapa,
- 14/11 (14h) – Cine Debate “SUAS sem racismo” – Território 2 – CRAS Rubens Lara – Rua
- 16/11 (13h30) – Oficina “Brincar Nagô: jogos e brincadeiras de origem africana” – Rua 25 de Dezembro, Vila Natal
- 16/11 (15h) – Evento “Dia Nacional do Hip Hop” – Rua 25 de Dezembro, Vila Natal
- 17/11 (19h) – Cerimônia de certificação do curso NERER “ERER Afrocentrando Olhares” e entrega do “Concurso Boas Práticas” – Bloco Cultural
- 18/11 (19h) – Oficina temática “Pensando as relações étnico-raciais dentro da escola” – UME Bernardo José Maria de Lorena
- 19/11 (14h) – Cine Debate “SUAS sem racismo” – Território 3 – CRAS CEU das Artes – Rua Januário Cândido Pontes, s/nº, Jardim Nova República
- 19/11 (18h) – Solenidade de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares – Auditório da SEMIPEE – Rua Dr. Fernando Costa, 1.096
- 20/11 (14h) – IX Marcha Metropolitana da Consciência Negra da Baixada Santista – Bertioga/SP
- 24/11 (19h) – Oficina temática “Introdução ao Continente Africano” – UME Bernardo José Maria de Lorena
- 25/11 (19h) – Oficina temática “Uma história feita por mãos negras: fatos e personalidades negras da História do Brasil” – UME Bernardo José Maria de Lorena
- 27/11 (19h) – Sessão Solene da Consciência Negra – Câmara Municipal de Cubatão – Praça dos Emancipadores, s/nº
- 28/11 (14h) – Cine Debate “SUAS sem racismo” – Território 4 – SCFV Vila Natal – Rua dos Cravos 331
- 28/11 (18h30) – Seminário “Antirracismo em Perspectivas: da dimensão estética à crítica do mito da democracia racial” – Universidade São Judas – Av. Martins Fontes, 100
- 29/11 (9h) – Oficina de Letramento Racial Crítico – UME Pieruzzi – Av. Martins Fontes, 1.241
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 10 – Redução das Desigualdades; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial e ODS 19 – Arte, Cultura e Comunicação.
Por: Secom Cubatão/JMA
Ilustração: Freepik



