Cubatão comemora dia mundial e municipal do meio ambiente

Inauguração da III Expo Semam, no Paço Municipal, foi o principal evento

A abertura da III Expo Semam marcou, nesta quarta-feira (5), as comemorações do Dia Mundial e Municipal do Meio Ambiente em Cubatão. “A questão ambiental é uma variante que deve sempre ser seguida nos atos da administração municipal”, afirmou o prefeito Ademário Oliveira, ao discursar na inauguração da mostra.
Ele lembrou que uma das preocupações do atual governo, desde seu início, foi dar estrutura legal e administrativa às questões relacionadas ao meio ambiente na cidade, o que  resultou, entre outras conquistas, na regulamentação do Conselho Municipal do Meio Ambiente. “Temos agora uma estrutura apta a receber recursos de outras esferas de governo e destinados especificamente  à preservação e conscientização ambiental”, disse.
O prefeito ressaltou, também, que foi no atual governo que se assinou, efetivamente, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Ministério Público, Prefeitura e segmentos industriais para compensar danos ambientais causados à cidade no passado.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Mauro Haddad Nieri discursou e falou sobre a questão ambiental que “está no DNA de Cubatão”. Disse que isso é herança de um passado em que a cidade foi considerada a região mais poluída do mundo. Haddad revelou novas ações que começam a ser desenvolvidas pela Semam na área de reaproveitamento de materiais, entre elas a criação de 60 locais de coleta seletiva perto de escolas e distribuição de 40 composteiras de uso externo e doméstico. Anunciou, ainda, a criação de seis pontos de entrega voluntária e adequadas de resíduos eletrônicos.
A inauguração da III Expo Semam contou com a participação do Coral Raízes da Serra, formado por idosos e que, sob a regência da maestrina Sandra Diogo Moço, cantou músicas do folclore nordestino, de Luiz Gonzaga e de Ary Barroso.
Exposição – Organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), com apoio de demais órgãos da administração municipal e de entidades ambientalistas, a III Expo Semam está montada no saguão do Paço Municipal Piaçaguera, na Praça dos Emancipadores, s/n, Centro. Reúne mostras ilustrativas de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, além de barracas de vendas de produtos naturais.
Entre os equipamentos expostos que mais atraem a curiosidade está a Recicleta, um veículo especial, composto de bicicleta e carroceria e que será utilizado pela Prefeitura na coleta seletiva caseira de resíduos. Também chamou muito a atenção o espaço destinado às composteiras. Uma delas, apresentada pela entidade Morada da Floresta , visa à criação doméstica de minhocas que alimentadas com resíduos orgânicos geram o húmus, adubo natural.

Texto: Paulo Mota – MTb 12.814