Cubatão completa 489 anos de fundação


Povoado surgiu em razão da localização estratégica

O comandante da primeira expedição colonizadora enviada por Portugal ao Brasil, Martim Afonso de Sousa, ganhou voz na celebração dos 489 anos da Fundação do Povoado de Cubatão, na manhã desta quinta-feira (10).

Incorporado pelo ator Fabiano de Melo, o nobre administrador da Capitania de São Vicente, doou a Rui Pinto, interpretado por Lourimar Vieira, a sesmaria que viria a se tornar o povoado Cubatão.

A performance, com a participação de atores do Teatro do Kaos, foi realizada no Largo do Sapo, local que ganhou importância por se transformar em cenário de fatos históricos ao longo dos últimos séculos.

O secretário de Cultura, Zeca Rodrigues, ao destacar a importância da data, lembrou que pelo local passaram muitos bens que garantiram o progresso da Capital e, consequentemente, do Brasil. “Temos de preservar de forma eficiente e eficaz. Neste local funcionou o Porto Geral de Cubatão, por onde passavam cargas em direção ao Planalto. Por aqui também passou D. Pedro I, momentos antes de proclamar a Independência”.

Ao lado do monumento que representa os barqueiros que realizavam a travessia no porto fluvial, o secretário de Turismo, Fabrício Lopes, enfatizou que a história continua viva no Largo do Sapo. “Estamos planejando a revitalização da área, que já está tombada”.

O vice-prefeito, Ivan Hildebrando, reafirmou o compromisso do prefeito, Ademario Oliveira, em realizar gestões para a preservação da área, com a transferência da rota dos caminhões, que atualmente trafegam pelo largo, para uma nova alça de acesso. “Temos de trazer paz a esse lugar histórico”.

Kaos – Durante a cerimônia, o músico Wellinghton de Oliveira Santos, da Banda Marcial de Cubatão, apresentou o Hino de Cubatão, ao som do trompete.

O diretor do Teatro do Kaos, Lourimar Vieira, aproveitou o evento para ressaltar que as atividades presenciais já foram retomadas, inclusive as aulas de interpretação, que atualmente contam com 100 alunos matriculados.

Ele também anunciou que, de 17 a 20 de março, haverá a II Mostra de Teatro On-Line da Baixada Santista, com a apresentação de quatro espetáculos. Outras informações no Facebook ou Instagram do grupo.

Fotos: Thiego Barbosa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais