Cubatão deu início à Semana da Indústria 2025, uma celebração que marca o Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, e se estende até o dia 30, promovendo debates, reflexões e experiências sobre o papel do setor industrial na economia local e regional. O evento, que reuniu diversas autoridades, incluindo secretários municipais, vereadores e representantes do Governo do Estado, destacou a relevância de Cubatão, um dos maiores polos industriais da América Latina, conectado ao Porto de Santos, como referência em geração de empregos, inovação e sustentabilidade. Durante as discussões, foi frequentemente destacado o reconhecimento da ONU a Cubatão como um exemplo global de recuperação ambiental, consolidando sua trajetória como uma cidade comprometida com a sustentabilidade.
A abertura aconteceu nesta segunda-feira (26), no Bloco Cultural, com o Fórum de Desenvolvimento Econômico. Organizado pela Prefeitura Municipal de Cubatão, com apoio da TV Thathi Band Litoral, o fórum reuniu painéis que abordaram temas como os caminhos da indústria regional, o papel do poder público e da iniciativa privada no desenvolvimento econômico, além de iniciativas de empreendedorismo e economia criativa. As discussões, que se estenderam ao longo do dia, reforçaram a importância de estratégias colaborativas para o avanço econômico da Baixada Santista.
Durante o evento, o prefeito de Cubatão, César Nascimento, enfatizou o papel transformador da indústria: “Durante décadas, a indústria foi vista como grande vilã, e ao contrário, a indústria é parceira, é ela que traz a empregabilidade, não só para a cidade de Cubatão, mas para quase toda a Baixada Santista. Nós somos o vale da vida, nós temos que ter orgulho disso”.
Fabrício Lopes, secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo, reforçou a missão de reposicionar a cidade no cenário global: “Temos uma missão, que é fazer com que Cubatão volte a ser uma cidade lembrada internacionalmente, pelo exemplo, de perseverança, de resistência. Porque nós somos, não apenas, um exemplo de recuperação ambiental”.
O diretor titular do CIESP, Américo Ferreira Neto, destacou a importância do polo industrial de Cubatão: “Se nós pensamos em uma indústria forte no Brasil, nós pensamos que, por meio do polo de Cubatão, é que nós vamos conseguir fazer isso. O polo está pronto. O polo que, hoje, tem a competência de estabelecer acompanhamentos ambientais, que nos chancelaram, no passado, como cidade símbolo de recuperação ambiental”.
A Semana da Indústria prossegue até sexta-feira, 30 de maio, com uma programação diversificada. Promovido pela Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo, em parceria com o Centro de Integração e Desenvolvimento (CIDE), o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e empresas do polo industrial, o evento reforça o compromisso de Cubatão com o desenvolvimento econômico.
Por: Secom Cubatão/IV
Fotos: Secom Cubatão/PMC















