Cubatão divulga programação do MIS em Casa

Exibição de documentário LGBT e debate ao vivo neste sábado (27)

Enquanto os equipamentos culturais permanecem fechados em razão da pandemia, a Secretaria de Cultura de Cubatão convida a comunidade para participar do programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som (MIS). A instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo realiza semanalmente a exibição digital de um filme seguido de bate-papo ao vivo. Neste sábado (27), às 16 horas ocorre sessão com o documentário São Paulo em Hi-Fi. A obra resgata a era de ouro da noite gay paulistana.
Dirigido por Lufe Steffen em 2016, o documentário, com a duração de 101 minutos, tem classificação indicativa para maiores de 16 anos. Vale frisar que para assistir ao filme na plataforma da SPCine Play é necessário fazer inscrição prévia no site do MIS (www.mis-sp.org.br).
Após a sessão, às 18 horas, ocorre bate-papo com transmissão ao vivo no canal do MIS no YouTube. Participam da conversa, que tem mediação de Cássio Starling (pesquisador, professor e crítico de cinema), o diretor do filme Lufe Steffen; Paolla Berklyn-Paulo Cesar, agente cineclubista da SP Cine; e Josi Geller, diretora executiva no Festival Mix Brasil.
O documentário mostra como a cena gay evoluiu ao longo dos anos, de um início repressivo até se tornar o palco da maior parada LGBT do país. A obra faz uma viagem pelas décadas de 1960, 1970 e 1980 – a bordo das lembranças de testemunhas do período, trazendo à tona as casas noturnas que marcaram época, as estrelas, as transformistas, os heróis e até os vilões: a ditadura militar e a explosão da Aids.
Digital – A campanha #MISemCASA traz novos conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. Diariamente, o canal do museu no YouTube apresenta conteúdos de seu acervo, além de programações que já aconteciam na instituição e agora passam a ser realizadas digitalmente, como o #CineCiência e o Ciclo de Cinema e Psicanálise.
O público também pode conferir novas programações, tais como o Cinema de Acervo, mostra semanal inédita com uma seleção de filmes brasileiros que integram o Acervo do MIS; e o Bate-papo de Cinema Pontos MIS. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico e, em alguns casos, têm amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo.
O #MISemCASA acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado no dia 18 de março, após a suspensão do funcionamento de seus espaços culturais e programas em decorrência da Covid-19. A ação tem como objetivo estimular o distanciamento social por meio da ampliação do acesso e da oferta de conteúdos virtuais das instituições, corpos artísticos e programas do Estado. Outras informações: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
Fotografia – No próximo dia 3 de julho o MIS promove mais uma edição da oficina de fotografia Referências para o Processo Criativo. As inscrições, gratuitas, já estão abertas no site. Essa oficina, que terá transmissão ao vivo no canal do MIS no YouTube, será sobre os fotógrafos Steve McCurry, Tadeu Vilani, Philip-Lorca diCorcia e Jeff Wall.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais