...

Cubatão elege novos conselheiros tutelares

Foram escolhidos cinco candidatos para a gestão 2024/2028
  • 4 min de leitura

Cubatão elegeu nesse domingo (1º) os cinco conselheiros tutelares para o quadriênio 2024/2028. Mais de 7 mil munícipes compareceram a uma das 12 escolas disponíveis. Ao todo foram 7.673 votos, sendo 7.648 votos válidos, 21 nulos e 4 votos em branco. Os demais candidatos ficaram como suplentes.  A organização é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cubatão, com apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão e Justiça Eleitoral. Além disso, o pleito contou com a participação de mais de 200 voluntários do município.

Confira o resultado abaixo:

 

Colocação Nome da(o)  Candidata(o) Total de votos Resultado
Alex Ferreira dos Santos 1017 eleitos
Valéria Maria de Melo Santos 885
Antônio de Pádua Maia Azevedo 843
Luciana de Oliveira Freitas 805
Mônica de Araújo Nunes 726
_ _________________________ ___ _________
Jozelma Maria Barbosa 529 suplentes
Caio Vinícius Marques de Andrade 494
Sueli da França Ramos 466
Marli Cipriano 419
10º Rutenéia dos Santos Batista 344
11º Elenice Tidra dos Santos 343
12º Maria das Graças da Silva 302
13º Lays Tavares Barros 250
14º Vivian Benedicto Gregório 225

 

O mandato começa em 10 de janeiro do próximo ano e segue até 9 de janeiro de 2028.  Antes da posse, os eleitos participam de uma capacitação; a data e o local serão definidos pelo CMDCA, e as informações publicadas no Diário Oficial do Município.

O que é o Conselho Tutelar – É um órgão colegiado, composto por cinco conselheiros tutelares, que devem estar presentes em todos os municípios do País. Em resumo, o Conselho Tutelar atua para zelar pelo cumprimento da Lei e do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os conselheiros prestam serviço remunerado e são garantidores dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, como direito à vida, alimentação, educação, dignidade, respeito, convivência familiar e comunitária, entre outros. Por isso, é dever do conselheiro proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de negligência, exploração, violência, crueldade e opressão.

Eles são responsáveis por receber denúncias de situações de violência, maus-tratos, trabalho infantil, entre outras. Também podem fazer solicitações de serviços públicos na área de saúde, educação, assistência social, previdência, trabalho e segurança.

A remuneração mensal do titular é de R$  3.470,00 (líquidos) para 40 horas semanais de trabalho. Todas as informações sobre a eleição do Conselho Tutelar estão na Resolução Normativa 181/2023 do CMDCA publicada na edição nº1.176 do Diário Oficial Eletrônico de 10/02/23: https://diariooficial.cubatao.sp.gov.br/search_sres.php?id=MTE3Ng== com as devidas alterações publicadas na edição nº 1.333 : https://diariooficial.cubatao.sp.gov.br/search_sres.php?id=MTMzMw==

Por: Marisol de Andrade/Secom
Foto: Freepik

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais