...

Cubatão está na Fase Emergencial até dia 11 de abril

  • 6 min de leitura

Feiras-livres e templos voltam a funcionar com restrições

A Prefeitura de Cubatão publicou novo decreto municipal, o de nº 11.432, que coloca a cidade novamente na Fase Emergencial do Plano São Paulo. O decreto determina a suspensão do funcionamento e de atendimento ao público de estabelecimentos comerciais, comércio ambulante e prestadores de serviço de 5 a 11 deste mês. O não atendimento à determinação pode resultar no enquadramento de crime de propagação de doença contagiosa, interdição parcial ou total do estabelecimento e cancelamento do alvará, além de multa por infração sanitária que pode chegar a R$ 139.300,00.

O decreto publicado hoje (5) na edição 868 do Diário Oficial Eletrônico estabelece horários diferenciados para atividades consideradas essenciais e permite feiras livres e a celebração de cultos religiosos, mas com restrições de acesso e seguindo protocolos de segurança específicos. O transporte coletivo volta a circular de segunda-feira a sábado, mas aos domingos será prestado exclusivamente aos trabalhadores da saúde. Os próprios municipais onde funcionam atividades administrativas, com exceção das atividades consideradas essenciais, permanecem fechados para o atendimento presencial até 11 de abril. 

Restaurantes, lanchonetes, bares e similares não podem abrir para atendimento ao público; devem estar com os acessos completamente fechados. Poderão fazer delivery (entrega em casa) e drive thru (retirada pelo cliente estando dentro do carro) até meia-noite.

Das 6 às 20 horas, está autorizado o atendimento presencial para hipermercados, supermercados, mercados, mercearias, açougues, casa de carnes, peixarias e quitandas; padarias e empórios; distribuidores e pontos de venda de gás; e lojas de água mineral e de alimentação animal. Os estabelecimentos e atividades autorizados a funcionar não poderão servir refeições, lanches, comidas ou bebidas para consumo local, incluindo balcões e áreas de alimentação. 

Também podem realizar atendimento presencial, das 6 às 20 horas, agências, postos e unidades dos Correios, comércio atacadista de hortifrutigranjeiros, unidades de prestadores de serviços públicos essenciais, como energia elétrica, saneamento básico, gás canalizado, telecomunicações e cartórios extrajudiciais; prestadores de serviços diretamente relacionados a serviços essenciais; oficinas de manutenção de veículos (carro, motocicleta e bicicleta); serviços de dedetização, desratização e desentupimento; comércio de insumos médico-hospitalares e de higienização.

Já sem restrição de horário, podem funcionar, presencialmente, serviços vinculados à saúde humana e animal, exclusivamente para atendimentos emergenciais e prioritários, devidamente comprovados; farmácias e drogarias; postos de combustíveis (está proibida abertura das lojas de conveniência); serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; prestadores de serviço de segurança privada; hotéis, pensões, pousadas e outros estabelecimentos de hospedagem, exclusivamente para atendimento a clientes corporativos e contratos de moradia; transportadoras e distribuidoras; serviços de transporte individual e de entrega de mercadorias; atividades portuárias e retroportuárias; atividades industriais e borracharias.

Bancos – Nas agências bancárias e cooperativas de crédito ficam autorizados exclusivamente os serviços de autoatendimento. Os responsáveis devem organizar as filas de espera, mediante a demarcação no solo com a distância mínima de dois metros.

As casas lotéricas poderão funcionar das 9 às 18 horas, mas com atendimento exclusivo para pagamentos de contas e faturas, além do recebimento de salários e benefícios.

Feiras-livres – Cada barraca deve providenciar um gradil ou fita de isolamento para limitar o contato do consumidor com os alimentos expostos. Somente os feirantes devem manipular os produtos. Cada barraca deve atender a no máximo uma pessoa a cada 1,5 metro de distância. Além disso, o decreto reforça a obrigatoriedade do uso de máscara facial cobrindo nariz e boca para todos, feirantes e clientes.

Os feirantes, que devem usar touca e não podem portar adornos, tais como anel ou relógio, devem contar com um funcionário exclusivo para efetuar as cobranças. Esse atendente deve higienizar as mãos e as máquinas de cartão com álcool em gel a cada cliente. As mercadorias também não podem mais ser oferecidas em bacias ou haver qualquer tipo de degustação.

Templos – Igrejas, templos, casas espíritas, terreiros e outros locais de cerimônia religiosa estão autorizados a celebrar atividades coletivas, desde que haja limitação de no máximo 25% de sua capacidade, além da aferição da temperatura na entrada e o uso obrigatório de máscara.

Já as escolas da rede municipal continuarão em ensino remoto. No entanto, estabelecimentos privados de educação infantil, ensino fundamental e médio estão autorizados a realizar atividades presenciais com até 20% da capacidade.

Outras informações sobre as novas medidas de isolamento social, na Fase Emergencial do Plano São Paulo, podem ser acessadas no site oficial do município.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais