Cubatão firma convênio a Universidade Federal de Juiz de Fora para criação de plano local de resiliência

Convênio foi assinado pelo Secretário de Governo César Nascimento. Objetivo é desenvolver a capacidade das cidades de resistir, adaptar-se e recuperar-se em situações de desastres

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, acaba de lançar o Programa de Análise de Resiliência a Desastres com os municípios de Cubatão e Franco da Rocha. Os convênios foram formalizados no último dia 26, no Centro de Ciências da UFJF, e contou com a presença do secretário de Governo César Nascimento, que assinou o documento em nome da Prefeitura Municipal.

“O objetivo principal desse convênio é desenvolver a capacidade dos municípios de resistir, adaptar-se e recuperar-se dos desafios causados por riscos de desastres, sejam eles naturais ou não. Em Cubatão, o projeto será realizado a partir de um convênio com a Defesa Civil do município”, afirma César Nascimento. Ele explica que o projeto faz parte da parceria da universidade com a iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR, na sigla em inglês).

A iniciativa prevê que servidores municipais, com atuação em várias áreas da gestão pública, façam o curso de especialização lato sensu “Cidades Resilientes a Desastres”, tendo em vista que esses funcionários estão em contato direto com o dia a dia da população.

De acordo com a universidade, as ações também incluem extensão universitária junto às comunidades e mentoria por parte de professores da UFJF para a elaboração de um Plano Local de Resiliência (PLR). O PLR será elaborado com rigor científico, com base em comprovações documentais e meios de verificação.

Durante o evento, o representante do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, Américas e Caribe – Oficial Júnior do programa MCR2030, Clément da Cruz, ministrou palestra sobre resiliência e redução de risco de desastres e concedeu informações sobre o Plano Local de Resiliência, que as cidades integrantes do projeto terão que formular.

Segundo Cruz, o objetivo é que o PLR seja multissetorial, formulado por várias secretarias municipais que atuam na agenda da redução de riscos, como Meio Ambiente, Assistência Social, Defesa Civil e Planejamento Urbano. Cada cidade deverá elaborar ações com prazos, responsáveis e indicadores de monitoramento para a redução de riscos. O trabalho terá o acompanhamento do UNDRR.

As prefeituras participantes foram selecionadas após se inscreverem em edital de chamamento público aberto em outubro de 2022. Cada uma das administrações municipais selecionadas indicou 23 servidores, totalizando 46 que atuam em doze áreas específicas. Uma das servidoras que vai fazer o curso de especialização é a coordenadora da Defesa Civil de Cubatão, Cristina Santos Cândido. “Essa integração permite que tenhamos ações muito mais efetivas dentro do ciclo de gestão, que é formado por prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em casos de desastres.”

Pesquisa está alinhada aos ODS da ONU – As ações de pesquisa da UFJF estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa citada nesta matéria se alinha aos ODS 1 (Erradicação da pobreza), ODS 3 (Saúde e bem-estar), ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e ODS 15 (Vida terrestre).

Por: Marisol de Andrade/Secom (com informações da UFJF)
Fotos: Divulgação PMC e UFJF