Cubatão ganha centro para quimioterapia e hemodiálise

Unidade de Alta Complexidade tratará casos de câncer e de doenças renais

Cubatão ganhou na tarde desta quarta-feira (18) um Centro de Alta Complexidade em Saúde que possibilitará a realização de 700 sessões de quimioterapia e de 1.800 de hemodiálise mensalmente, além de tratamento em câmera hiperbárica. A conquista, resultado de um investimento de mais de R$ 9 milhões, beneficiará não só moradores do município, mas também de outras cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, conforme destacou o prefeito Ademário Oliveira na solenidade de inauguração. O evento reuniu dezenas de autoridades, líderes comunitários e representantes de conselhos e associações.

Foto: Marcus Cabaleiro

“Atenderemos os pacientes que necessitam de tratamento oncológico de cabeça e pescoço e urológico”, destacou o prefeito, acrescentando que os munícipes não mais necessitarão se descolar para cidades vizinhas. “Este é o resultado de um trabalho sério e de responsabilidade, que somente foi possível com o apoio dos vereadores”.
O centro ocupa o prédio projetado há décadas para se tornar um teatro, na esquina das avenidas Henry Borden e Nove de Abril, na Vila Santa Rosa. Reformado e adaptado, agora faz parte do complexo de saúde que engloba o Hospital Municipal de Cubatão, administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da Usiminas.

O contrato da Prefeitura com a fundação, por meio de Secretaria de Saúde, prevê o atendimento ambulatorial e cirúrgico a pacientes nas especialidades de cirurgia em cabeça e pescoço, nefrologia e urologia, bem como contratação de equipe médica. O equipamento também tem aporte de recursos do Governo do Estado. Pela manhã, ao discursar na solenidade de inauguração do Restaurante Bom Prato Cubatão, o governador João Doria anunciou a liberação de R$ 2,5 milhões para custeio do Centro de Alta Complexidade.

Equipe – O diretor-presidente da fundação, Salomão Maciel Dias Ferreira, informou que, além de equipamentos de ponta, como as 20 máquinas para a realização de hemodiálise, haverá o atendimento de uma equipe altamente qualificada formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social, que ficará responsável pelo acompanhamento e tratamento dos pacientes.

Foto: Marcus Cabaleiro

Vale frisar que além das máquinas de hemodiálise, a Prefeitura garantiu a aquisição de outros equipamentos de última geração, como a câmara hiperbárica, 15 bombas de infusão, 8 monitores, 5 cardioversores, 3 carros de emergência e 3 aspiradores cirúrgicos.

A secretária de Saúde, Andréa Pinheiro Lima, informou que o Serviço de Oncologia Clínica e Cirúrgica e a Unidade Ambulatorial de Terapia Renal Substitutiva atenderão usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Cubatão e da Baixada Santista por meio da regulação regional via Cross/Rede Hebe Camargo e regulação municipal, com leitos de clínica médica, cirúrgico e UTI, ambulatório pré-dialítico, sessões mensais de hemodiálise e de diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD) e quimioterapia.
De acordo com informações do IBGE/Data SUS usadas no estudo para a criação do Centro de Alta Complexidade, os serviços de oncologia instalados atualmente na região não dão conta da demanda. A estimativa indica que a Baixada Santista apresente, por ano, 666 casos novos de câncer de cabeça e pescoço, dos quais 63% (417) requerem cirurgia. Em 2018, por exemplo, foram realizadas 113 cirurgias.
Nos casos de câncer de próstata, os números são parecidos: estimativa de 631 novos pacientes por ano, com 58% (367) apresentando necessidade de cirurgia, com apenas 37 realizadas. O Centro de Alta Complexidade terá a missão de reduzir essa diferença. Também participaram da solenidade a superintendente do hospital, Ana Rosa dos Santos e o presidente da Câmara, Fábio Alves Moreira, além dos vereadores.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI