A partir de segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde inicia mutirão de exames de imagem, consultas ginecológicas e testes para diagnóstico de infecções por HPV (Papilomavírus Humano). Os exames serão feitos em pessoas com pedido ou encaminhamento médico, tanto por agendamento quanto por livre demanda, em uma carreta que ficará estacionada junto ao Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega (Romerão), na Rua Pedro de Toledo, 333, Vila Couto.
A previsão é que sejam realizados 1.055 ecocardiogramas, 2.500 testes laboratoriais para HPV e 7.131 exames de ultrassonografia (USG), entre os quais, de Mama, Transvaginal, Abdômen, Aparelho urinário, Punho, Cotovelo, Ombros, Carótida (com ou sem doppler) e Tireóide (com ou sem doppler).Para os exames de imagem, os dois primeiros dias, 18 e 19, serão dedicados à livre demanda para pessoas com encaminhamento ou pedido médico em mãos. É necessário levar também documento de identidade.
A partir do dia 20, começam os exames agendados pela equipe da secretaria a partir da demanda de cada unidade de Saúde. Pessoas sem encaminhamento médico deverão procurar as unidades de Saúde para avaliação médica. Nesse caso, além do pedido e da identidade, é necessário também o comprovante do agendamento. Já as consultas ginecológicas para detecção de HPV são por livre demanda. É só a mulher chegar ao local e passar pelo procedimento ou agendar para outra ocasião, de acordo com o movimento do dia.
O horário de atendimento vai das 8 às 17 horas de segunda a sexta-feira e das 8 às 12 horas aos sábados. Os resultados dos exames de imagem saem na hora. Para o teste de HPV, as mulheres receberão uma senha para acesso ao resultado após análise laboratorial. A previsão é que os atendimentos, tanto por livre demanda quanto por agendamento, sejam realizados até 18 de novembro, período que pode ser estendido até as metas serem atingidas.
“O mutirão visa promover o diagnóstico precoce de diversas condições de saúde que, se não identificadas e tratadas a tempo, podem evoluir para quadros clínicos graves”, explica o secretário de Saúde de Cubatão, Márcio Oliveira.
A realização de exames de ultrassonografia e ecocardiograma possibilitará a detecção de doenças cardiovasculares, anomalias fetais, distúrbios renais e hepáticos, entre outras enfermidades, enquanto os exames citopatológicos cérvico-vaginais são essenciais para a detecção precoce do HPV, vírus diretamente associado ao desenvolvimento do câncer do colo do útero. O objetivo da Secretaria de Saúde é zerar a demanda reprimida para esses exames.
Por: Secom Cubatão/AA
Foto: Freepik