Cubatão inicia testagem para detectar presença do coronavírus entre a população

Pioneira no Brasil, testagem começa neste sábado (31); população será monitorada ao longo de 24 semanas

 
A partir deste sábado (31), Cubatão inicia o Programa de Testagem Sentinela, uma série de testes aplicados à população com o objetivo de medir o nível de presença do coronavírus entre a população assintomática, gerando indicadores que auxiliem na tomada de decisões no enfrentamento à covid-19 no município. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Faculdade São Judas de Medicina de Cubatão e apoio do laboratório Abbott, que fez a doação dos kits de exames.
Serão 262 testes do tipo antígeno realizados por semana ao longo de 24 semanas em todos os bairros da cidade, de forma proporcional à população de cada um. O número segue o protocolo da Organização Mundial de Saúde de dois testes a cada mil habitantes. Serão cinco equipes formadas por integrantes da secretaria e cerca de 40 alunos e profissionais da Faculdade de Medicina. A testagem ocorrerá entre 8 e 13 horas.
Os casos detectados serão monitorados e encaminhados para atendimento na rede municipal de Saúde, com rastreamento dos contatos para impedir surtos e o alastramento do vírus. “E é muito significativo começar nesse momento potencial de chegada da variante delta”, destaca o idealizador do Programa de Testagem Sentinela, o médico infectologista Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, integrante do Comitê Municipal e professor da faculdade.
Além do próprio teste, realizado em pessoas assintomáticas, as equipes irão coletar dados clínicos e epidemiológicos com o objetivo de gerar um retrato da semana. Os dados serão transmitidos a um banco de dados com geo-referenciamento, permitindo ao Comitê Estratégico Municipal Covid-19 e à Secretaria de Saúde agir em todo o município ou tomar medidas localizadas de acordo com a incidência do vírus em cada localidade.
 
PIONEIRISMO NO BRASIL
Evaldo Stanislau fala do programa como um modelo para ações em âmbito nacional: “O Ministério da Saúde já anunciou um Programa Nacional de Testagem que ainda não teve início. Após contato, representantes do Ministério da Saúde manifestaram interesse em acompanhar o trabalho de Cubatão como exemplo ao Programa de Testagem Nacional que já foi anunciado há algumas semanas. Cubatão será a vanguarda e modelo para esse tipo de ação”.
A secretária de Saúde de Cubatão, Eliane Taniolo, destaca o caráter pioneiro da medida, colocando o município como exemplo: “Fruto de nossa capacidade de realizar parcerias, a exemplo da Faculdade São Judas e o laboratório Abbott. O Sentinela tem tudo para fazer de Cubatão uma referência de boas práticas no enfrentamento à pandemia”.
 
Fotos: Divulgação Secretaria Municipal de Saúde
Link para fotos: CLIQUE AQUI

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais