...

Cubatão lança programa para estimular formação e inclusão ao mundo do trabalho

Pessoas atendidas pelos Cras podem participar de oficinas e cursos
  • 3 min de leitura

A Prefeitura de Cubatão abriu mais uma porta para estimular a formação profissional e facilitar a inclusão no mercado de trabalho, na tarde desta segunda-feira (8). Trata-se do lançamento do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), que busca estabelecer uma ponte entre quem necessita de qualificação e as empresas que precisam realizar contratações.

O programa, que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, tem como alvo as famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Segundo a diretora de Proteção Social Básica de Cubatão, Ariela Vaz, os frequentadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Centro e da Vila Natal serão convidados a participar de oficinas e cursos de qualificação com foco nas vagas oferecidas pelo mercado de trabalho local.

Mas o benefício não estará restrito a esses usuários. “Ofereceremos oportunidades de qualificação a quem precisa ou colocação no mercado para quem já conta com formação”, informou Ariela Vaz. A partir do contato direto com quem está desempregado, será possível identificar as potencialidades de cada um e estabelecer um “link” com a demanda. “Além disso, promoveremos a inclusão produtiva, com a qualificação também para o empreendedorismo”.

A equipe do Acessuas é formada por duas assistentes sociais, uma psicóloga e um técnico de promoção social, todos funcionários do Município. Já o Governo Federal repassará a contrapartida de R$ 60 mil anuais para o programa.

O secretário de Assistência Social, Sebastião Ribeiro do Nascimento, detalhou que podem participar interessados a partir de 16 anos. Ele anunciou que a Cidade também contará com mais duas unidades do Cras – Conjunto Rubens Lara e Céu das Artes – com o início de funcionamento previsto para o  primeiro semestre de 2022.

Sebastião Nascimento informou que os cursos poderão ser oferecidos na Fábrica de Inclusão Produtiva (antiga Fábrica da Comunidade) ou pelas entidades corporativas do Sistema S, voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, tais como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), além do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática “Mario dos Santos” (Camp).

A proposta, de acordo com o secretário, parte da identificação das pessoas que precisam de apoio para a requalificação profissional, passa para o encaminhando aos cursos e continua com o monitoramento da performance dos interessados e, o seu consequente desenvolvimento, durante as aulas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais