Cubatão mantém a classificação C no Mapa Turístico Brasileiro

Município é considerado como destino de interesse doméstico e internacional
Classificado desde abril como Município de Interesse Turístico (MIT) pelo Estado de São Paulo, Cubatão volta a ser incluído no Mapa do Turismo Brasileiro, que teve sua edição 2019 divulgada pelo Ministério do Turismo nesta segunda-feira (26). A classificação cubatense com categoria C indica ser tratado como um destino de interesse doméstico e internacional.
O trabalho – que pode ser consultado em http://www.mapa.turismo.gov.br/ – lista 2.694 municípios em 333 regiões turísticas, portanto com algumas diferenças em relação aos 3.285 municípios em 328 regiões turísticas listados em 2017, e mantendo o crescimento considerável frente às 2.175 cidades em 291 regiões listadas na edição de 2015.
No Estado de São Paulo, o novo mapa categoriza 147 municípios como A, B e C, considerando o fluxo de turistas domésticos e internacionais, e outros 285 municípios figuram nas categorias D e E, por não possuírem fluxo turístico expressivo, mas terem papel importante no fluxo turístico regional, precisando de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.
Essa categorização foi estabelecida pela portaria 144, de 27 de agosto de 2015, destinando-se a otimizar a distribuição de recursos públicos, orientar a elaboração de políticas específicas e fornecer aos gestores públicos nacionais e estaduais um instrumento para subsidiar a tomada de decisão.
O mapa é visto pelo Governo Federal como um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é atualizado bienalmente, garantindo que os municípios que queiram desenvolver o turismo como uma atividade econômica tenham prioridade dentro das políticas e ações do Ministério do Turismo.
Cubatão está incluído na região da Costa da Mata Atlântica, que conta ainda com Santos, Guarujá e Praia Grande na categoria A, além de São Vicente, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe na categoria B. Embora pertencendo à Região Metropolitana da Baixada Santista, Bertioga (que mantém a classificação na categoria B) passou a ser incluído na região turística do Litoral Norte.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais