Cubatão esteve presente na XVI Conferência Estadual da Pessoa Idosa, realizada entre 22 e 24 de setembro, em Águas de Lindóia. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) e pelo Conselho Estadual do Idoso (CEI-SP), teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
O município contou com a participação de Janaína Adriani Montez Perônico e Antonio Jorge dos Santos, representando a sociedade civil, e Arlene Pereira da Silva, representando o segmento governamental. A presença das delegadas reforça o compromisso da cidade com o fortalecimento de políticas públicas que promovam equidade e ampliem a participação social da população idosa.
Ao longo dos três dias de encontro, os participantes acompanharam palestras, debates e grupos de trabalho organizados em cinco eixos temáticos, que abordaram temas como financiamento das políticas públicas, fortalecimento da proteção à vida e ao cuidado integral da pessoa idosa, enfrentamento às violências e abandono, incentivo à participação social e protagonismo nas múltiplas velhices, além da consolidação dos conselhos de direitos da pessoa idosa. Também foram realizadas discussões e votações de propostas para orientar as políticas públicas no Estado de São Paulo, além da escolha dos delegados que representarão os municípios paulistas na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
Cubatão na Conferência Nacional do Idoso – Os representantes eleitos na Conferência Estadual, Antonio Jorge dos Santos (Sociedade Civil), Arlene Pereira da Silva (Poder Público) e Janaína Andriani Montez Peronico (Sociedade Civil), irão representar Cubatão na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá de 16 a 19 de dezembro de 2025, em Brasília.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Conheça os ODS propostos em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs