Com uma programação abrangente, que inclui vários painéis de Diálogos, Feira de negócios, resíduos sólidos e saneamento, Feira de Sustentabilidade de Microempreendedores e Espaço Pró-Catador (economia criativa das cooperativas de catadores), a CIRSOL – Conferência Internacional de Resíduos Sólidos – em sua 2ª Edição, que acorre em Brasília, recebe diversos especialistas. Até a sexta-feira (29), discute “O impacto da gestão de resíduos sólidos e do saneamento frente às mudanças climáticas”, cujo foco é o presente e também o futuro quanto ao alinhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a da Agenda 2030 da ONU. Cubatão é umas das cidades participantes deste evento de visibilidade internacional.
A delegação é composta pela vice-prefeita e titular da secretaria de Habitação Andrea Castro e os secretários Cleiton Jordão (Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar Animal) e Cláudio Barazal (Comunicação Social). “Muito relevante estarmos aqui em um evento deste porte, que nos possibilita assistir e, inclusive, participarmos de Painéis interessantes, que falam sobre o ‘Saneamento como acelerador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 da ONU’, algo que Cubatão tem se destacado nos últimos anos. Aqui estão os maiores especialistas do Brasil e do mundo todo, além de representantes de diversos segmentos que cuidam desses assuntos”, comentou Andrea Castro.
A vice-prefeita participou em um dos quatro painéis realizados na quarta-feira (27). “Foi extremamente importante ouvir outros lados, outras experiências e, principalmente, por ser uma oportunidade formidável para mostrarmos a Cidade de Cubatão como exemplo de avanço nas questões do saneamento, por meio da urbanização e das nossas práticas de políticas públicas existentes e vinculadas aos ODS. E para completar, sairemos daqui com a grata notícia de que graças a este vasto trabalho realizado com os ODS, Cubatão está elencada na COP-30, que acontecerá em novembro, em Belém do Pará, como exemplo de boas práticas, e na qual estaremos presentes”, completou Andrea Castro.
Já Cleiton Jordão, secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal (Semam-SCBem) participou do painel nesta quinta (28), quando abordou o tema “Inclusão Social – Cooperativas de catadores”. “Para nós de Cubatão, esse encontro internacional traz argumentos cabíveis e muito embasados para as questões dos resíduos sólidos, bem como dos saneamentos básico e ambiental. Aqui, as cidades vieram discutir com um rol de pesquisadores do mundo todo a questão da água e do esgoto, temas e ações que Cubatão vem adotando há muito tempo, principalmente nos projetos habitacionais. Esse evento em Brasília serve como troca de experiência, com a nossa cidade sendo exemplo para essa e para outras conferências”, completou o titular da Semam-SCBem.
Simpósio em João Pessoa – Por falar em outras participações cubatenses, na semana passada, o prefeito César Nascimento e a vice-Prefeita Andrea Castro estiveram na Capital da Paraíba, João Pessoa, durante o “1º Simpósio Tree Cities Of The World”, um evento que reuniu as 34 cidades brasileiras que tiveram o reconhecimento de uma entidade da ONU com o selo de “Cidades Verdes do Mundo’ para discutir os avanços, bem como os próximos passos nesta questão, lista qual Cubatão faz parte. Na oportunidade, conforme relata Andrea Castro, Cubatão se inscreveu para os debates e as discussões do Simpósio e acabou sendo a escolhida para sediar a próxima edição do evento, a ser realizado no ano que vem. De acordo com ela, será uma oportunidade única para compartilhar conhecimentos e debater a arborização urbana como ferramenta de qualidade de vida e enfrentamento às mudanças climáticas. “A escolha comprova que Cubatão deixou de ser o ‘’vale da morte’, como diziam antigamente, nos idos dos anos 80, pois, há alguns anos, já é reconhecida como ‘Vale da Vida’, como costuma dizer o prefeito César Nascimento”, enfatiza a vice-prefeita.
Por: Secom Cubatão/IP
Fotos: Divulgação PMC