Cubatão participa de encontro de formação de lideranças para atuar na prevenção às drogas

Encontro é realizado pela Associação Pró-Coalizões Comunitárias Antidrogas do Brasil

Cubatão é um dos oito municípios que participam do Treinamento de Líderes para Formação de Coalizões Comunitárias (TOL), promovido pela Associação Pró- Coalizões Comunitárias Antidrogas do Brasil, em parceria com a ONG Community Anti-Drug Coalitions of America (Cadca). O encontro, entre os dias 5 e 9 de agosto, ocorre no Parque Balneário Hotel, em Santos. Além de Cubatão, o treinamento conta com representantes das cidades de Peruíbe, São Vicente, Guaratinguetá, Porto Feliz e Resende (RJ).
O treinamento é oferecido a um grupo seleto escolhido nas cidades. O objetivo é formar agentes multiplicadores sobre estratégias e ações de prevenção às drogas nas cidades. Esses agentes multiplicadores serão os responsáveis por formar as chamadas coalizões comunitárias. Cubatão é representado pelos agentes do poder público Thays Emídio Ferreira dos Santos (Secretaria de Assistência Social) e Janaína Lima Moura (Secretaria de Educação). Pela sociedade civil participam Ivanildo Ferreira de Lima Júnior (pastor evangélico), Gabriel Dias Costa Ribeiro (igreja católica) e Sivuca Correia (presidente do Cadeq).
Coalizões – As chamadas coalizões comunitárias são organizações de cooperação e colaboração entre grupos ou setores de uma comunidade, tais como empresas, pais, mídia, órgãos de segurança pública, escolas, organizações religiosas, agentes de saúde e de serviço social, poder público etc. A Coalização trabalhará em colaboração para desenvolver planos, políticas públicas e estratégias que visem reduzir as taxas de consumo das drogas lícitas e ilícitas dentro da comunidade. Estudos científicos já comprovaram que as coalizões comunitárias é uma das estratégias mais eficazes no combate ao abuso de drogas e suas consequências negativas.
Cadca – Trabalhando em vários países desde 2005, o Cadca é uma entidade que atua estritamente na prevenção às drogas, visando reduzir o abuso por meio da formação das coalizões comunitárias multissetoriais. A entidade oferece treinamento, assistência técnica e outros recursos para auxiliar as ações das coalizões comunitárias, ONGs e grupos comunitários em países afetados pelos problemas das drogas. Por sua posição consultiva junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc), a Cadca participa de várias conferências e reuniões internacionais, tais como a reunião anual da Comissão de Narcóticos em Viena, na Áustria.
Mais informações sobre o Cadca e suas ações podem ser obtidas na página de internet www.cadca.org/programas-internacionais.
 
Imagens: Divulgação Cadeq
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais