Cubatão participa de teste do sistema APELL em situação de desastre natural e vazamento de produto químico

A ação contou com participação da Coordenadoria de Defesa Civil da cidade e ocorreu junto à comunidade da Mantiqueira

A Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão (COMDEC) participou da realização do teste do sistema APELL (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências a Nível Local) sobre atendimento em situação de desastre natural e vazamento de produtos químicos. A ação aconteceu nesta quarta-feira (9) no bairro da Mantiqueira. Além dos técnicos, contou com a participação de 60 moradores entre adultos e crianças.

O teste foi organizado pela APELL Cubatão com objetivo de preparar as comunidades para responder aos desastres até que os órgãos oficiais cheguem até o lugar da ocorrência. A ação contou com a presença de equipes da Defesa Civil do Estado de São Paulo e também das cidades Santos e São Vicente, da Cetesb, Corpo de Bombeiros, Plano de Auxílio Mútuo (PAM), Samu, Polícia Rodoviária, Ecovias e as empresas circunvizinhas ao bairro como Usiminas, Yara Fertilizantes, VLI e Cesari.

Treinamento 1 – O teste simulado informa sobre um desastre natural (deslizamento de terra) em um trecho da encosta da Mantiqueira, ocorrido devido à grande quantidade de chuva. O líder comunitário comunica a COMDEC sobre o deslizamento e, ao mesmo, os líderes de quadra são orientados a levar os moradores para um lugar seguro, previamente combinado. Técnicos da Defesa Civil se deslocam até o bairro, analisam a situação e solicitam a avaliação técnica de um geólogo. Verifica-se a necessidade de remoção das famílias para abrigo. Há também o teste de resgate de um dos moradores que teria ficado ferido durante o deslizamento.

Treinamento 2 – Simultaneamente, ocorre o teste do sistema APELL sobre o chamado “desastre tecnológico” que se trata da simulação de vazamento de produto químico, amônia anidra, de uma carreta na estrada. A ação foi no Km 260 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, na pista sentido Cubatão, próximo à entrada da Mantiqueira. Os técnicos utilizaram uma fumaça colorida para demonstrar o vazamento. Com a informação de que o produto poderia atingir a comunidade, moradores são orientados pelos líderes comunitários a deixarem suas casas com tranquilidade e se dirigirem até o ponto de encontro combinado para receberem atendimento. Não houve necessidade de interdição da estrada durante essa operação simulada.

A coordenadora da COMDEC Cubatão, Cristina Candido, informou que equipes da Defesa Civil de Santos e São Vicente atuaram como observadores durante as duas ações. “O objetivo é de que os colegas avaliem nossa atuação, apontando os pontos vulneráveis do treinamento para que possamos nos aprimorar”, afirma Cristina.

Cândido também destaca a importância da APELL, criado por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP). O projeto é um processo de comunicação efetiva sobre os riscos existentes e o planejamento da resposta em caso de ocorrência de uma emergência que possa afetar a comunidade local. O objetivo é preparar a comunidade para que tenha resiliência (resposta imediata) quando alertada para um evento indesejado.

Fotos: Dilson Mato Grosso/APELL (Cedidas)