Cubatão participa do Dia Mundial da Limpeza neste sábado (21)

Lixo lançado no rio Casqueiro causa transtornos

Computadores, carcaças de geladeira, sofás, televisores, embalagens de leite longa vida e milhares de garrafas PET há anos são lançados irregularmente no Rio Casqueiro. Os detritos se acumulam ao longo das margens, no bairro de mesmo nome, em Cubatão. Para minimizar os danos ambientais, a Prefeitura participa no próximo sábado (21) do Dia Mundial da Limpeza.
A Secretaria de Meio Ambiente informou que das 8 às 12 horas promoverá um mutirão de limpeza ao longo da Avenida Beira-Mar. Participarão equipes da Prefeitura e voluntários, que podem se inscrever por intermédio do link: TinyUrl.com/DMLCubatao.
O secretário de Meio Ambiente, Hallan Clemente, disse que o ponto de encontro para início dos trabalhos será na sede da Associação dos Aposentados, na Avenida Beira Mar, s/nº. “Todos os voluntários cadastrados receberão certificado de participação online”, informou.
A ação será transmitida ao vivo pelo Youtube e Facebook. Em Cubatão, além da Prefeitura, confirmaram presença a Escola Técnica – Etec Cubatão, Sabesp, Comgás, ABC Marbas e as ongs EcoPhalt, Nudaer e E-ambiental.
Vale lembrar que os detritos geralmente são lançados nas águas por moradores de municípios vizinhos. Em razão da força da maré, o lixo cruza o rio, causando transtornos aos residentes no Jardim Casqueiro.
O material coletado ao longo da Avenida Beira-Mar será encaminhado para o Galpão de Reciclagem – Unidade Municipal de Triagem, localizado na Rua Tenente Coronel Geraldo Aparecido Correa, s/nº, Sítio Cafezal, onde atua uma cooperativa.
Mundo – O Instituto Limpa Brasil é o responsável por organizar e coordenar as ações em território nacional. Mas o movimento surgiu na Estônia, país localizado no norte da Europa, em 2008. Naquele, 50 mil pessoas se uniram para limpar o país em apenas cinco horas. Atualmente 157 países e territórios participam dessa ação ambiental.