A Secretaria Municipal de Cultura promove no dia 25 de novembro o Colóquio sobre o Patrimônio & Território de Cubatão. O evento consiste em uma conversa entre os participantes sobre a importância do patrimônio cultural da cidade. Realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social Afonso Schmidt, o encontro será das 14h às 17h no auditório da Câmara Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº – Centro).
No evento, serão apresentados trabalhos acadêmicos cujos temas remetem ao patrimônio de Cubatão, bem como, as ações de preservação da cultura material e imaterial do município. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Zeca Rodrigues, “a ideia é possibilitar um diálogo mais democrático, onde todos possam expor opiniões e experiências sobre nossa cultura e nossa história”.
Para participar do encontro é necessária a inscrição por meio deste link: https://forms.gle/fwxFByV3UMsBfxSe9.
Confiram os expositores:
Francisco Rodrigues Torres
Historiador, Doutorando pelo Instituto de Geociências, UNICAMP.
Tema: A construção da cidade-refinaria: A Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (1949-1969)
Rubens Alves de Brito
Arquiteto e Mestrando no IG – Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Tema: O Mapa do Patrimônio Natural e Cultural de Cubatão
Welington Ribeiro Borges
Historiador com Especialização em Educação Patrimonial: Desafios para o Ensino, a História e a Cultura – Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES, 2018.
Tema: A Capoeira em Cubatão – Subsídios para a preservação da memória e cultura do município.
Juliana Clabunde (participação especial)
Arte-Educadora e liderança jongueira, representa a Comunidade Jongo Zabelê. Integra a Rede Estadual de Jongo junto ao IPHAN – Superintendência de São Paulo.
Tema: Plano de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial
Foto: Arquivo