Cubatão promove IV Semana do Artesão

Cidade celebra o Dia do Artesão em 19 de março

De 15 a 19 de março, a Prefeitura de Cubatão, por intermédio da Secretaria de Cultura, promove a IV Semana do Artesão. O evento ocorre no Parque Anilinas, na Avenida Nove de Abril, 2.275, casa 2, das 10 às 16 horas, sempre seguindo os protocolos sanitários. A informação foi divulgada pela chefe do Departamento de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural, Lucia Helena de Santa Pinto.
“Queremos estimular a valorização do artesanato identitário de nossa região”, destacou Lucia Helena. “Reconhecemos a criatividade e a habilidade dos artesãos e incentivamos a produção local com sua variedade de técnicas e artigos”.
Ela frisou que haverá exposição de produtos confeccionados com base em temas cubatenses. “Desejamos que a Feira de Artesanato de Cubatão seja reconhecida como mais um ponto turístico da Cidade”.
A Semana do Artesão e o Dia Municipal do Artesanato foram instituídos por lei municipal em 2018 para conscientizar a comunidade sobre a importância da atividade para a economia local e estimular a realização de eventos que favoreçam a comercialização dos artigos produzidos na Cidade.
Pioneiros – A sergipana de Capela, Maria das Graças de Jesus Passos, de 69 anos, e seu marido, o pernambucano de Barreiras, Mario Felipe Passos, de 74 anos, são dois dos pioneiros da produção de peças artesanais em Cubatão. Há 23 anos vivem dessa profissão.
Ao lado de outros 17 expositores, oferecem seus produtos de quarta-feira a sábado, na calçada em frente ao Parque Anilinas, na Avenida Nove de Abril, 2.275.
“Com a pandemia, houve a redução do número de expositores, mas todos continuam trabalhando mesmo em casa, a partir de encomendas”, informou Maria das Graças, frisando que dois dos três filhos também sabem criar artigos manuais. “Minhas filhas também fazem pintura e crochê”, enfatizou, orgulhosa.
Morador na Cota 95, o casal atualmente produz de panos de prato (a partir de R$ 5,00) a jogos de banheiro (a partir de R$ 50,00) com crochê, empregando linha ou barbante. “Também faço vestido para criança, tapetes e toalhas”, enumerou Maria das Graças.
A Feira de Arte e Artesanato de Cubatão Silvina Cesar de Araújo Feitosa, Bina, funciona de quarta a sexta-feira das 9 às 17 horas e aos sábados, das 9 às 15 horas.