...

Cubatão promoveu mutirão de espirometria no Dia da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Avaliação serve para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões
  • 3 min de leitura

Em 19 de novembro foi celebrado o Dia da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), tendo por objetivo conscientizar a população sobre o problema, seus riscos, consequências e a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para manter a qualidade de vida dos pacientes. Contribuindo com o propósito da data, a Atenção Primária à Saúde de Cubatão promoveu um mutirão de espirometria. Para tal, pessoas foram convocadas para aferição na Unidade Básica de Saúde (UBS) Área 5.

Popularmente conhecida como “exame do sopro”, a espirometria é uma prova de função pulmonar utilizada para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. Um procedimento não invasivo e indolor que avalia a saúde respiratória e diagnostica possíveis doenças relacionadas. “A DPOC é a famosa bronquite crônica e o enfisema pulmonar, ou ambos, geralmente se desenvolve em pessoas que fumam ou pessoas que entraram em contato com substâncias tóxicas. Trata-se da terceira maior causa de morte no mundo e esse trabalho de prevenção e detecção precoce é fundamental como forma de monitorar o desenvolvimento da doença e controlar sua evolução”, explica a pneumologista da Policlínica de Cubatão, Dra. Ryta de Cassia Branco Silva.

De acordo com a especialista, quando o paciente se refere à dispneia, que é a falta de ar, especialmente acima dos 40 anos, o quadro deve ser investigado corretamente. “Entre os nossos maiores desafios estão os casos subdiagnosticados, pessoas com diagnósticos de outras causas sendo tratadas de forma equivocada, fazendo uso de corticoides em altas dosagens. Tudo isso precisa ser devidamente ajustado”, alerta Dra. Ryta de Cassia.

Segundo a pneumologista, por conta disso, a realização do exame de espirometria é tão importante. “Esse é o principal exame para que nós tenhamos um diagnóstico correto, ele permite avaliar fatores que irão caracterizar a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e indicar o procedimento adequado para cada paciente”, conclui a médica.

Durante o mutirão de espirometria promovido pela Atenção Primária à Saúde do município, com apoio da GSK Farmacêutica, 45 pacientes foram atendidos. “Todos os casos identificados com a doença serão encaminhados para acompanhamento especializado na Policlínica de Cubatão, a fim de dar continuidade aos devidos cuidados e receber o tratamento indicado”, complementa Silvia Urbaniski, gerente assistencial.

A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 3 – Saúde e Bem-Estar; e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Divulgação PMC

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais