Cubatão quer combater ações de vandalismo nos próprios públicos

Ataque recente aconteceu na Fábrica de inclusão Produtiva

Mais um espaço público de Cubatão foi vítima de ações de vandalismo. Na madrugada da última quarta-feira (22), o departamento de assistência social da Fábrica de Inclusão Produtiva foi violado em uma tentativa de furto de um ar-condicionado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável (Semed), acredita-se que os suspeitos acessaram o prédio por meio do Centro Poliesportivo e levaram divisórias de Perfil U que seriam utilizadas no setor. Além disso, o vidro que dá acesso a uma das salas da secretaria foi quebrado.

A estimativa de prejuízo ainda não foi calculada, mas os danos serão verificados com os responsáveis pela unidade. Com a ação, a Polícia Militar foi acionada e Prefeitura registrou um boletim de ocorrência sobre todas as ações.

Gilvan Guimarães, secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, reforça que a secretaria está instalando novas divisórias da fábrica para isolar as áreas que têm computadores e outros equipamentos.

Já o secretário municipal de Segurança Pública, Pedro de Sá, afirma estar agindo para combater ocorrências como essa: “Estamos atuando junto ao Governo para acelerar a instalação de câmeras e da nova Central de Monitoramento, que farão sensível diferença na ação de preservação dos próprios públicos”.

“Outra ação que temos orientado é manutenção de iluminação ativa nos próprios – o que permite uma percepção melhor de possíveis invasões”, finaliza.

Vale frisar que a população também pode colaborar com a preservação do patrimônio público ao denunciar quaisquer suspeitas ou casos de vandalismo, por meio do telefone 190.