Cubatão realiza a Exposição ‘Parceiros do Meio Ambiente’

Evento trouxe ações sustentáveis e culturais à população como maneira de conscientizar

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, terça-feira (6) foi dia de promover a Exposição Parceiros do Meio Ambiente. Com muitas cores, música e realce da importância de cuidar da natureza, o evento foi realizado no Paço Municipal da Prefeitura, com organização conjunta da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e o Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cubatão).

A exposição, que ocorreu durante todo o dia, apresentou seis espaços de educação ambiental, oferecendo aos visitantes uma oportunidade de aprender e se conscientizar sobre questões ambientais relevantes para Cubatão. Entre os expositores, estavam: Associação Beneficente de Catadores de Materiais Recicláveis da Baixada Santista – ABC Marbas, o Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema), a Fundação Settaport, a Cooperscar Tortugas Ambiental e artesãs da Feira Criativa.

As estações traziam informativo sobre a coleta seletiva, doações de plantas e biofertilizantes e coleta de resíduos de equipamentos eletrônicos reutilizáveis, além de blocos de anotação e brinquedos com materiais recicláveis. Equipes da Feira Criativa de Cubatão também puderam comercializar itens artesanais e gastronômicos.

O secretário de Meio Ambiente Halan Clemente destacou a relevância da iniciativa para o município, que é símbolo de recuperação ambiental desde 1992, quando teve o nível de poluentes da atmosfera controlado em 98%. “É um momento para comemorar e enfatizar a importância da educação ambiental, dando aos nossos parceiros a possibilidade de divulgarem serviços benéficos e essenciais ao meio ambiente”, disse Halan.

Após a abertura, integrantes da Associação Zabelê – que traz manifestações da cultura popular brasileira fortalecendo identidades culturais e comunitárias – realizaram uma apresentação musical que misturou a graciosidade do Maranhão, com a dança tradicional Cacuriá, a expressividade do Sudeste, com a dança afrobrasileira Jongo, e a força pernambucana, com o ritmo do movimento Maracatu. Entre cânticos apaixonados, instrumentos de material reciclado e muito amor às raízes do Brasil, a associação atua há 13 anos na cidade.

Para Sandra Godói, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, a semana temática auxilia no trabalho dos pilares da sustentabilidade: economia, desenvolvimento e cuidado com a natureza. “Entende-se que o meio ambiente vai além da ‘planta e animal’. Está também no trabalho, nas construções, na mobilidade urbana e em todos os outros âmbitos da nossa sociedade. Por isso, a educação ambiental é essencial”.

Por: Renan da Paz/Estagiário Secom
Fotos: Gerson Guimarães