...

Cubatão realiza ‘Mutirão da Saúde’ com objetivo de zerar demanda reprimida de exames de imagens

Ação teve início nesta segunda (18) e vai até 18 de novembro. Mulheres que quiserem fazer o exame de HPV passam por triagem no local e já saem com o exame feito ou agendado
  • 4 min de leitura

A Prefeitura de Cubatão começou nesta segunda-feira (18) uma série de exames de imagens que fazem parte do ‘Mutirão da Saúde’ no município. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde (SMS) e inclui ainda consultas ginecológicas e testes para diagnóstico de infecções por Papilomavírus Humano (HPV ). O mutirão é voltado às pessoas que tenham pedido ou encaminhamento médico em mãos da rede básica e são válidos tanto por agendamento quanto por livre demanda.

Os exames ocorrem em duas carretas que estão estacionadas nas dependências do Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega (Romerão), que fica na Rua Pedro de Toledo, 333, Vila Couto. A entrada é do outro lado Ginásio, onde há um toldo da AHBR, empresa responsável pelos exames. O atendimento ocorre das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta, e aos sábados, das 8 às 12 horas (exceto em feriados). Além do encaminhamento médico, o paciente precisa levar um documento oficial com foto (RG ou CNH).

“Este mutirão visa promover o diagnóstico precoce de diversas condições de saúde que, se não forem identificadas e tratadas em tempo, podem evoluir para quadros clínicos mais graves. Os resultados dos exames de imagem saem na hora. Porém,  no caso do teste de HPV, as mulheres receberão uma senha para acesso ao resultado após análise do laboratório” explica o secretário de Saúde, Márcio Oliveira.

De acordo o secretário,  serão três meses de atendimento no local, mas este período pode ser estendido até as metas serem atingidas Ele afirma que essa primeira semana está reservada aos atendimentos de livre demanda. “A partir da próxima semana em diante (dia 25), atenderemos os pacientes agendados pela Regulação de vagas da SMS, que são pacientes que possuem  pedidos aguardando nas Unidades de Saúde de Cubatão. Eles receberão um telefonema de um técnico da Regulação informando o dia e horário do agendamento, passando as devidas orientações e preparos”, relata o secretário, acrescendo que as consultas ginecológicas para detecção de HPV são por livre demanda. É só a mulher chegar ao local e passar pelo procedimento ou agendar para outra ocasião, de acordo com o movimento do dia.

Primeiro dia – O balanço do primeiro dia de trabalho da equipe no Mutirão aponta que foram realizados (até as 16 horas) 212 exames, sendo 140 de ultrassonografias, 36 de HPV e outros 36 exames ginecológicos. Segundo a programação, a previsão é de que sejam realizados pelo menos 150 exames em média por dia, dentro de uma margem de 2.500 testes laboratoriais para HPV, 1.055 ecocardiogramas e 7.131 exames de ultrassonografia (USG), que podem ser de Mama, Transvaginal, Abdome, Aparelho urinário (vias urinárias), Cotovelo, Ombros e Punho, além de Tireoide e Carótidas (sendo as duas últimas com ou sem doppler).

Uma das pessoas que teve a oportunidade de fazer um dos seus exames no mutirão foi o seu José Justino, 69 anos. Morador da Vila Nova, ele conta que ficou sabendo do mutirão e não pensou duas vezes. “Sei que pode ter gente com mais tempo que eu, mas não podia deixar passar essa chance”, disse o seu Justino, com o pedido de um ultrassom da tireoide em mãos, após já ter passado pela triagem e aguardando sua vez. “Muito interessante essa possibilidade, de mutirões como este, pois, com certeza, assim como reduziu o meu tempo de espera, vai atender milhares de munícipes”, comentou o paciente.

A realização de exames de ultrassonografia e ecocardiograma possibilitará a detecção de doenças cardiovasculares, anomalias fetais, distúrbios renais e hepáticos, entre outras enfermidades, enquanto os exames Citopatológicos cérvico-vaginais são essenciais para a detecção precoce do HPV, vírus diretamente associado ao desenvolvimento do câncer do colo do útero. O objetivo da Secretaria de Saúde é zerar a demanda reprimida para esses exames também.

Por: Secom Cubatão/IP
Fotos: Secom Cubatão/Rafael Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais