Cubatão recebe espetáculo circense “As(Pi)rações” no dia 18

De maio a junho a artista Laura Faleiros entra em circulação com a estreia do seu novo espetáculo solo: “As(Pi)rações”. A apresentação é um ensaio sobre a loucura e se apoia em diferentes técnicas de circo, dança e artes cênicas para sua criação. Além da atividade presencial, a artista também realiza apresentação on-line e cinco dias de oficinas de criação em circo em formato virtual, com número limitado de vagas. A obra conta com o apoio de uma equipe de sete pessoas além da intérprete de libras e circula com apresentações gratuitas por Cubatão, Juquitiba, Salesópolis e São Paulo.

Em Cubatão, a apresentação acontece às 15h do dia 18 de maio e integra a programação do Dia Nacional da Luta Antimanicomial no Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº). Este projeto é realizado com apoio do ProAC 10/2021 CIRCO.

As(Pi)rações é uma obra solo de circo, dança e teatro: Um “ensaio sobre a Loucura”. Para esta criação, a artista Laura Faleiros articula além da equipe de direção, coreografia, figurino, produção e comunicação, pesquisas cênicas dos últimos 10 anos para a construção deste novo espetáculo pensado para ser realizado em todo e qualquer lugar com poucas necessidades técnicas e grandes capacidades de adaptações.

A “oficina de criação em circo” tem cinco dias de duração com encontros previstos para 8, 19, 13, 15 e 17 de junho e trabalha na intersecção das técnica circenses com o universo da dança, compartilhando metodologias usadas pela artista em seu processo criativo. São 15 vagas para artistas participarem do processo de intercâmbio com aulas on-line. Podem participar artistas, estudantes e pessoas interessadas em circo, dança e teatro. Cada participante deve escolher uma modalidade circense para pesquisar ao longo dos cinco encontros e se responsabilizar por estabelecer o espaço adequado para realizar a oficina a partir da modalidade escolhida. É importante saber que independente da modalidade escolhida, serão explorados movimentos de piso.

Laura Faleiros é artista circense desde 2005, formada em dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ) e em Circo pela Escola Nacional de Circo (FUNARTE – ENC). Laura é malabarista, acrobata, dançarina e já participou de ao menos 20 espetáculos integrando diversas companhias ao longo de sua carreira. Com seu primeiro espetáculo solo, produzido independentemente, circulou por festivais nacionais e internacionais. As(Pi)rações é seu primeiro espetáculo solo que conta com apoio para criação. Laura também integra a companhia AMÁLGAMA como co-fundadora, intérprete e criadora no quarteto paulistano que mistura Malabarismo, Acrobacia e Dança.

Sinopse – Em As(Pi)rações a personagem relata a importância das ilusões para se afastar das loucuras diárias; utiliza-se das fantasias para se curar da alienação. Ela escorre, flui, transborda e evapora pelas veias da humanidade. Agradável como um raio de sol, a própria loucura vem à Terra reivindicar seus direitos à contemplação. Na matemática, Pi é um número irracional usado para encontrar a área e o contorno de um círculo. Em As(Pi)rações a personagem transborda e experimenta fórmulas na construção de seu próprio contorno. A extrapolação do círculo é a fonte do agora. O descontrole que leva ao fluxo; o equilíbrio em movimento; a queda.

Fotos: Divulgação da artista

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais