O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado neste domingo, 18 de maio. E para celebrar a data, a Secretaria de Saúde está promovendo uma série de atividades ao longo do mês que é referência na luta por direitos das pessoas com transtornos mentais. Nesta sexta-feira (16), o Hospital Municipal de Cubatão promoveu a atividade Roda de Conversa sobre a luta antimanicomial, com o psiquiatra Vitor Martinez de Carvalho, chefe da ala psiquiátrica da unidade, e Talita Franciane Nolasco, coordenadora do CAPS-IJ (infantojuvenil).
Na quinta-feira (15), o CAPS II recebeu uma série de atividades, com recital de poesia, música, exposição de arte feita pelos próprios pacientes e alongamento numa confraternização que envolveu também a equipe, que participou também de uma palestra sobre a importância da continuidade da luta antimanicomial e fluxo da rede de acordo com a classificação de risco.
Já adolescentes e técnicos do CAPS-IJ se envolveram com o Cine Debate, que promoveu uma discussão em torno do filme “Nise: O coração da loucura” (2016), em que a atriz Glória Pires interpreta Nise da Silveira, psiquiatra que na década de 1950 já era contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia. Ela inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte.
No mês de maio comemoramos o Mês da Luta antimanicomial. No Brasil, é um fato muito importante. As pessoas lembram como era dado o tratamento a essas pessoas, muitas vezes com choque e condições sub-humanas. Nós saímos dessa condição, aliás, lutamos ainda contra essa confdição até os dias de hoje, e caminhamos para o cuidado efetivo”, reflete o secretário de Saúde de Cubatão, Márcio Oliveira.
PROGRAMAÇÃO – a programação segue na segunda-feira (19) com rodas de conversa no CAMP, oficinas de cartazes e de expressão para pacientes e outras atividades até o dia 30. A data também marca o primeiro aniversário da inauguração das novas instalações do CAPS em Cubatão, em 14 de maio do ano passado, complexo reunindo um novo prédio para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um Ambulatório em Saúde Mental e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS-IJ), referência para a Baixada Santista.
“Em Cubatão, nós temos a promoção e a prevenção em Saúde Mental, e também temos o cuidado, que é realizado dento do CAPS adulto, do CAPS infanto-juvenil e também no ambulatório de Saúde Mental. O CAPS está de portas abertas para toda a população do território de Cubatão”, finaliza o secretário.
Por: Secom Cubatão
Fotos: Divulgação PMC