Cubatão retorna ao circuito nacional de competições de bandas e fanfarras com a Banda Musical Padre José de Anchieta, que participa do XXXII Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, nos dias 29 e 30 de novembro, em Macaé/RJ. A corporação representará oficialmente o Estado de São Paulo na categoria Banda Musical.
O evento, promovido pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF) em parceria com a Prefeitura de Macaé, reunirá mais de 86 grupos e cerca de 7 mil participantes vindos de 15 estados e do Distrito Federal. As apresentações acontecerão na Avenida Elias Agostinho, na Praia da Imbetiba, com acesso gratuito ao público. A última participação cubatense em uma competição nacional havia sido em 1992, quando a Banda Musical de Cubatão conquistou seu último título. Desde então, o município não retornava às disputas de nível nacional.
Para o maestro Luís Carlos Araújo, o momento é simbólico e marca o fortalecimento da cultura musical na cidade. “Participar novamente de um campeonato nacional, após tantos anos, é histórico para Cubatão. Nosso trabalho alcançou maturidade, avançou em estrutura e hoje temos a honra de representar São Paulo em um dos maiores eventos do país”, destaca.
A delegação cubatense contará com 87 integrantes, entre músicos e equipe técnica. Em 2025, o grupo participou de cinco campeonatos e venceu todos, incluindo o Estadual de Santa Rita do Passa Quatro, que garantiu a vaga para o Nacional. São Paulo terá apenas duas representantes na competição: a Banda Padre Anchieta, na categoria Banda Musical, e a Orquestra de Metais e Sopros de Santa Isabel, na categoria Banda Marcial.
A evolução da Banda Padre Anchieta está diretamente ligada ao projeto municipal “Um Toque de Cidadania”, que há mais de cinco anos atua nas escolas de Cubatão e já formou mais de 800 jovens instrumentistas, oferecendo formação em sopros, madeiras, percussão, performance e coreografia.
Por: Secom Cubatão/RF
Fotos: Divulgação PMC



