...

Cubatão se inspira em modelo francês para revolucionar logística

Comitiva cubatense visita o Porto de Haropa e busca referências para o futuro logístico da cidade
  • 3 min de leitura

O futuro logístico de Cubatão pode estar no nosso estuário, não na estrada. Essa é a principal conclusão de uma comitiva liderada pelo prefeito César Nascimento após uma visita ao Porto de Haropa, na França, nesta terça (9). A missão, realizada durante o Brasil Export, buscou referências no modelo europeu para aplicar em solo brasileiro.

O que a delegação encontrou em Haropa foi uma lição de eficiência. O porto flúvio-marítimo, que integra o Oceano Atlântico ao rio Sena, criou um ecossistema logístico que reduz custos, alivia o tráfego nas rodovias e ainda traz benefícios ambientais. A chave do sucesso: a integração de modais, valorizando o transporte hidroviário.

Cubatão e o potencial do estuário – O prefeito César Nascimento não perdeu tempo em traçar um paralelo: “O que vimos aqui reforça que Cubatão pode avançar muito ao explorar o potencial de integração fluvial entre nosso Polo Industrial e o Porto de Santos”, afirmou.

O nosso estuário já possui um porto com a acesso a um dos maiores complexos logístico da América Latina. Este cenário se torna uma alternativa para desafogar o gargalo logístico já existente, fugindo do trânsito caótico do Sistema Anchieta-Imigrantes em época de safras, e atrair novos negócios, fortalecendo a reindustrialização de Cubatão.

Além do transporte hidroviário, a comitiva de Cubatão se aprofundou em soluções de governança integrada e sustentabilidade, como a eletrificação de cais. A mensagem é clara: “O modelo de Haropa é um roteiro para um futuro mais moderno e competitivo, onde o rio, no nosso caso o braço de mar que é o estuário, se torna o novo caminho para o desenvolvimento de Cubatão”, avalia César Nascimento.

O prefeito esteve acompanhado pelo secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo, Fabrício Lopes. Em Haropa,  o chefe do Executivo foi recebido por dirigentes do Porto francês , incluindo François Guerin, CEO da TiL em Le Havre; Kris Danaradjou, Deputy CEO responsável pelo desenvolvimento e Cédric Virsiglio, Diretor encarregado de Assuntos Internacionais e Europeus, estratégia e previsões. Na ocasião, o prefeito entregou aos executivos material institucional sobre Cubatão, fortalecendo o intercâmbio de informações e possibilidades de cooperação.

Por: Thiago Macedo/GP 
Fotos: Divulgação PMC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais