Cubatão Sinfonia está com inscrições abertas para aulas gratuitas de música e dança

Interessados podem se inscrever presencialmente até 29 de março em três núcleos. Programa tem apoio da Prefeitura de Cubatão

O Programa Cubatão Sinfonia está com inscrições abertas até dia 29 de março para novos alunos e rematrícula dos antigos para aulas de música, dança e musicalização infantil. São oferecidas 200 vagas para estudantes com idades entre 6 e 18 anos e também para a comunidade em geral. As inscrições são presenciais nos três núcleos do Programa situados na Cota 200, Vila Natal e Centro.

Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Cubatão Sinfonia oferece aulas artísticas a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Este ano, o sonho artístico-cultural é patrocinado pelas empresas BEQUISA, CMOC E UNIPAR por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O programa conta com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura e Comunicação.

Locais de inscrição

Na sede do Cubatão Sinfonia, na Cota 200, há vagas para aulas de  clarinete, saxofone, violão, flauta, percussão, musicalização infantil e dança. As inscrições acontecem de terça a quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30. O endereço é Rua Principal, 1016.

Já no Núcleo Cubatão Sinfonia na Escola na E.E. Afonso Schmidt, oportunidade nos cursos de violão, violino e percussão. O atendimento presencial é na segunda e na quarta-feira, das 14h30 às 16h30. A Escola fica na Rua Bernardo Pinto, 94, no Centro.

No Núcleo da Associação Cultural da Vila Natal, a criançada pode aprender dança, saxofone, percussão, musicalização infantil e violino. As inscrições são segunda, quarta e sexta, das 9h às 12h e das 14h às 16h50. A Associação fica na Rua São Francisco de Assis, 70, na Vila Natal.

Documentos necessários

Interessados devem levar original e cópia do RG, RA ou certidão de nascimento; declaração da Escola em que estuda; comprovante de residência. Menores de idade devem estar acompanhados pelo pai/mãe ou responsável.

Não há processo seletivo e não é necessário ter conhecimento musical ou possuir instrumento musical próprio. O programa disponibiliza instrumentos e material pedagógico para uso em aula.

Mais sobre o Cubatão Sinfonia

O Programa Cubatão Sinfonia completa 16 anos de anos de atividades ininterruptas: desde 2007, tem recebido crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Tantas histórias e anos de atividade renderam diversos prêmios ao Cubatão Sinfonia. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da UNICEF que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.

Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. Em 2022, também ganhou o Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Voto Popular. Nesta expressiva vitória, o projeto recebeu 29 mil dos 31 mil votos computados.

Ao longo dos anos, os patrocinadores foram alicerces que tornaram possível esse sonho artístico. Foi por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) que o programa manteve as atividades alinhadas.

Durante todo esse tempo, a Prefeitura de Cubatão, via Secretarias de Cultura e Comunicação Social, desempenhou papel fundamental, apoiando a iniciativa desde o início. “É um projeto de formação que oferece atividades socioculturais em locais que necessitam desse olhar diferenciado. E é isso que o Cubatão Sinfonia tem feito ao longo desse tempo”, comenta Zeca Rodrigues, secretário de Cultura.

Foram atendidos cerca de 3.000 alunos em todos esses anos de atividades. Muitos chegaram a seguir a carreira artística, mas Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Programa, destaca que o objetivo é ainda maior, o de formar cidadãos: “Sabemos do poder transformador da arte e usamos isso para mostrar um novo caminho a essas crianças e adolescentes. Estamos essencialmente presentes em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo aulas de artes no contraturno escolar e apontando um caminho diferente, lúdico e positivo”.

Por: Secom Cubatão com informações do Programa Cubatão Sinfonia
Fotos: Divulgação Cubatão Sinfonia