Cubatão Sinfonia na Escola: inscrições abertas para aulas gratuitas de música e dança

Aulas acontecem no núcleo que funciona na Escola Afonso Schmidt, no Centro

O Programa Cubatão Sinfonia na Escola está com inscrições abertas para aulas gratuitas de música e dança no núcleo da Escola Afonso Schmidt, situada na área central da cidade. Podem participar crianças, adolescentes e jovens com idade entre 7 e 18 anos de toda a comunidade. As inscrições devem ser feitas às segundas e quartas-feiras das 14h30 às 17h50 no próprio núcleo (Rua Bernardo Pinto, 120).

São oferecidas pelo menos 50 vagas para os cursos de dança, violão, violino e percussão. Não há processo seletivo e não é necessário ter conhecimento musical ou possuir instrumento musical próprio. O programa disponibiliza instrumentos e material pedagógico para uso em aula. Vale lembrar que todos os protocolos sanitários serão adotados durante as aulas como distanciamento social, uso obrigatório de máscara e de álcool em gel.

O Cubatão Sinfonia na Escola é um dos ‘braços’ do Programa. Além do núcleo sede que funciona na Cota 200, o projeto atende alunos e comunidade em geral nas Escolas Estaduais Afonso Schmidt (Centro) e Parque dos Sonhos (Bolsão Nove).

Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Programa Cubatão Sinfonia oferece aulas de música, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social como a Cota 200 e bairros próximos (Pinheiro do Miranda, Água Fria e Fabril). Este ano, este sonho artístico-cultural é patrocinado pela Bequisa, Petrocoque e Usiminas por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura. O programa conta, ainda, com apoio do Instituto Usiminas.

A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria de Cultura, também apoia a iniciativa. “É um projeto de formação que oferece atividades socioculturais justamente em áreas de vulnerabilidade. A arte transforma e é isso que o Cubatão Sinfonia tem feito ao longo destes 14 anos”, comenta Zeca Rodrigues, secretário municipal de Cultura.

Programa Cubatão Sinfonia – São 14 anos de atividades ininterruptas: desde 2007, o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.

Fotos: Divulgação Cubatão Sinfonia
Link para fotos – https://flic.kr/s/aHsmGLDnko