O Programa Cubatão Sinfonia participa neste sábado (12), do desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário de 76 anos de emancipação político-administrativa da Cidade. Uniformizados e com instrumentos em mãos, cerca de 90 alunos somados dos núcleos Cota 200, Schmidt e Pieruzzi desfilarão, a partir das 9h, na Avenida Nove de Abril. A participação do Instituto Sinfonia é um reconhecimento do impacto social e cultural que o projeto exerce, desde 2007, em Cubatão.
Com aulas de música e dança, o Cubatão Sinfonia tem revelado jovens talentos e promovido educação sociocultural por meio da arte no município. A oportunidade de participar do desfile evidencia o comprometimento do Programa com o exercício da cidadania e com valores como inclusão social e promoção da cultura. A vivência artística dos alunos nos núcleos proporciona o desenvolvimento de habilidades que vão além das apresentações, como empatia, disciplina e senso de pertencimento à sociedade.
Eder Crispim, coordenador geral do Cubatão Sinfonia, ressalta que a trajetória da cidade é marcada pelo grande desenvolvimento artístico. Segundo ele, a produção cultural no município, que inclui a dança, música, teatro e literatura é intensa e, por esse motivo, alcança um alto nível de qualidade. O representante ainda destaca que, tanto na cultura quanto em diversos outros setores, Cubatão segue sendo referência.
O músico também menciona que cada chance de visibilidade para o Cubatão Sinfonia é proveitosa. Ele explica que, devido ao programa depender de emendas impositivas para viabilizar suas ações, toda oportunidade é bem-vinda para apresentar, na prática, as atividades. “Nossa presença na apresentação comemorativa do aniversário da Cidade só reforça a importância e valorização dos trabalhos artísticos desenvolvidos”, destaca o coordenador geral do Programa.
Daniela Martins, coordenadora dos Núcleos Cota 200 e Pieruzzi conta que alguns alunos estão empolgados por participarem pela primeira vez do desfile. Segundo ela, a música contribui para formação das crianças e adolescentes, em razão de trabalhar a criatividade, a socialização e o respeito ao tempo de aprendizagem de cada um, tendo em vista que as aulas ocorrem de forma coletiva. Daniela ainda acrescenta que, além dos educadores, os pais também incentivam os alunos a participarem das apresentações externas na cidade.
A coordenadora do Núcleo Schmidt, Deblas Alves ressalta que a apresentação dos alunos no desfile cívico-militar é um incentivo à prática da cidadania. Para ela, além de ampliar o universo artístico dos estudantes por meio da música, o evento também promove o conhecimento e a valorização da história da cidade. Deblas ainda comenta que, por meio dessas experiências, o Programa busca transmitir aos jovens o respeito, amor e a educação cultural e cívica na formação de cada um deles.
O desfile contará com 6.500 participantes de escolas, forças militares, sociedade civil organizada e setores de diversas secretarias municipais e faz parte das comemorações do aniversário de 76 anos de Cubatão.
Mais sobre o Cubatão Sinfonia | O Programa Cubatão Sinfonia completa 17 anos de anos de atividades ininterruptas: desde 2007, tem recebido crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Tantas histórias e anos de atividade renderam diversos prêmios ao Cubatão Sinfonia. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da UNICEF que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.
Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. Em 2022, também ganhou o Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Voto Popular. Nesta expressiva vitória, o projeto recebeu 29 mil dos 31 mil votos computados.
Ao longo dos anos, os patrocinadores foram alicerces que tornaram possível esse sonho artístico. Foi por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) que o programa manteve as atividades alinhadas.
Por: Secom Cubatão com informações de Instituto Cubatão Sinfonia
Foto: Divulgação Cubatão Sinfonia