Cubatão Sinfonia realiza Festival ‘Música e Formação’ de 27 a 29 de setembro

Apresentações, palestras e oficinas artísticas fazem parte da programação

A arte como ferramenta de educação e seu poder transformador são tema do Festival ‘Música e Formação’ promovido pelo Programa Cubatão Sinfonia. De 27 a 29 de setembro, sempre a partir das 18h. Este ano, as atividades acontecem na sede do Programa, na Cota 200 – Av. Principal, 1016 – e será aberta a toda a comunidade.

Na terça-feira (27), o Festival tem início com bate-papos sobre consciência corporal e música. A professora de dança Jhully Batista fala sobre os benefícios do pilates. Os arte-educadores Tânia Peixoto e Fábio Ferreira conversam sobre música com o tema ‘Prática de conjunto em sala de aula’. A primeira noite se encerra com apresentações dos alunos de saxofone e balé do Cubatão Sinfonia.

O segundo dia de atividades, 28/9 (quarta-feira), traz a palestra ‘Os grandes mestres flautistas do chorinho’ com o professor André Farias. A viagem musical percorrerá a história das obras de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Catulo da Paixão Cearense, Patápio Silva, Benedito Lacerda e João Dias Carrasqueira. A roda de conversa ‘Como a arte pode melhorar a saúde, a autoestima, a valorização do ser humano em construção’ terá participação da assistente social Socorro Bizinelli e da psicóloga Carolina Beltrão. Os alunos de flauta, clarinete e violão fecham a noite.

O encerramento do Festival ‘Música e Formação’ na quinta-feira (29) o professor Rômulo Moreira desenvolve o tema das técnicas de estudos em ‘Como tocar sua música preferida’. Haverá ainda a palestra ‘A Respiração – Importância na vida: na prática musical, na meditação, relaxamento, ansiedade’, com a professora Monique Cunha. Os alunos de bateria, violino e teoria formam um grande grupo musical e apresentam a prática de conjunto.

“O objetivo do ‘Música e Formação’ é levar conhecimento e agregar informação aos estudantes. Além de aprenderem música e expressão corporal, podem acrescentar repertório sobre assuntos que dizem respeito às aulas. É uma maneira de atualizar alunos e professores também”, informa Eder Crispim, coordenador geral do Programa Cubatão Sinfonia.

Programa Cubatão Sinfonia – Completa 14 anos de atividades ininterruptas em 2022.  Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, oferece aulas de música, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança a crianças e adolescentes das Cotas e bairros próximos (Fabril, Pinheiro do Miranda, Água Fria). Este ano, esse sonho artístico-cultural é patrocinado pela Bequisa, Petrocoque e Usiminas via Lei de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria Especial de Cultura ligada ao Ministério do Turismo. Conta com apoio do Instituto Usiminas e Prefeitura de Cubatão.

A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria de Cultura, também apoia a iniciativa. “É um projeto de formação que oferece atividades socioculturais justamente em áreas de vulnerabilidade. A arte transforma e é isso que o Cubatão Sinfonia tem feito ao longo destes 14 anos”, comenta Zeca Rodrigues, secretário municipal de Cultura.

Para participar das aulas, basta a criança e/ou adolescente interessado se inscrever, devendo apenas comprovar estar matriculado e frequentando o sistema público de ensino regularmente, assim como jovens maiores de 18 anos para as vagas remanescentes. Não há processo seletivo e não é necessário ter conhecimento musical ou possuir instrumento musical próprio. O programa disponibiliza instrumentos e material pedagógico para uso em aula.

Desde 2008 o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno escolar. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, manteve as atividades de maneira virtual e o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista.

Fotos: Divulgação Cubatão Sinfonia
Link para fotos – https://flic.kr/s/aHsmGLDnko