Cubatão terá Guarda Civil Municipal

Criação do órgão foi autorizada pela Câmara Municipal nesta sexta (27), durante sessão extraordinária. Contratação de agentes será feita por meio de concurso público

“É um grande passo para a melhoria da segurança na Cidade”, afirmou o secretário da Segurança Pública e Cidadania, Jefferson Cansou, após a aprovação do projeto de lei que cria a Guarda Civil Municipal de Cubatão. Com a aprovação e após a sanção do projeto de lei pelo prefeito Ademário Oliveira, a Prefeitura de Cubatão dará andamento nos trâmites necessários para a realização do concurso público para a contratação dos futuros Guardas Civis Municipais (GCM’s).
Conforme explica o secretário da pasta, a Guarda Civil Municipal de Cubatão terá 327 GCM’s, que passarão por treinamento específico para a função. “Após a realização do concurso, os aprovados passarão por um curso que vai qualifica-los para as suas funções. É importante ressaltar que o aprovado tem metas a cumprir durante o curso, caso contrário poderá ser dispensado, conforme prevê a lei de criação da Guarda”, comenta.
Além do treinamento teórico e prático previstos no curso, que seguirá as normas da matriz curricular para Formação de Guardas Municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), os futuros GCM’s passarão por avaliação psicológica. “As avaliações psicológicas fazem parte do currículo e são de extrema importância, principalmente em situações de stress que podem vir a ocorrer durante a rotina de um GCM. Ele precisa estar mentalmente preparado para encarar qualquer dificuldade sem colocar em risco a integridade física de qualquer munícipe”, ressalta Jefferson Cansou.
O secretário também explica que, nos primeiros quatro anos de existência, os cargos de chefia serão ocupados por pessoas com qualificação para tal função indicadas pelo poder Executivo. A partir do quinto ano, toda chefia deverá ser composta por funcionários de carreira da Guarda Civil Municipal. “Este ponto é necessário para que haja tempo hábil para formar guardas, dar experiência de trabalho e prepara-los para assumir cargos de comando com a capacidade de realizar todas as funções com a excelência que o posto exige”, afirma.

Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI