Entre hoje (29) e amanhã (30) o projeto Apell (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências a Nível Local), por meio do Cide/Ciesp (Centro de Integração e Desenvolvimento/Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), promove o curso “Primeiro no Local”. Oferecido gratuitamente ele é direcionado para todos os órgãos que fazem atendimento de emergência em acidentes. Com duração de 16 horas, o curso que ocorre pela primeira vez em Cubatão acontece na sede do Apell situado no Centro Multimídia do Parque Anilinas.
Voltado para os profissionais da Defesa Civil, Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Samu, Plano de Auxílio Mútuo (Pam), Polícia Militar, Rodoviária, Corpo de Bombeiros, concessionária das estradas da região e concessionária da linha férrea, o curso tem o objetivo de instruir esses profissionais que chegam primeiro ao local que ocorreu um acidente.
“Esse curso pode capacitar ainda mais os profissionais que atendem ocorrências de emergência. Ao longo desses dois dias serão apresentadas orientações do que se deve fazer nestes momentos, bem como as medidas de segurança que podemos adotar nestas áreas de risco”, afirma a chefe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec), Cristina Candido.
Os participantes receberam um manual de atendimentos a emergências químicas, bloco de notas e folders explicativos da Defesa Civil e da Apell. A previsão é de que aconteçam outras edições do “Primeiro no Local”; a próxima está programada para o segundo semestre do ano.
O projeto Apell foi criado por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP). O projeto é um processo de comunicação efetiva sobre os riscos existentes e o planejamento da resposta em caso de ocorrência de uma emergência que possa afetar a comunidade local. O objetivo é preparar a comunidade para que tenha resiliência (resposta imediata) quando alertada para um evento indesejado ou acidente.
Fotos: Fernanda Freitas – Estagiária/Divulgação PMC