Defesa Civil faz visita técnica à Mantiqueira para apurar danos causados pelas chuvas

Desmoronamentos, quedas de árvores e obstruções de acessos são os principais problemas da vila, situada na encosta da Serra do Mar

Integrantes da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), juntamente com membros das secretarias municipais de Manutenção e Serviços Públicos e Assistência Social, realizaram na manhã desta quarta-feira (4) visita técnica ao núcleo Mantiqueira situado na encosta da Serra do Mar, na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, a 13 quilômetros da área central da cidade.
O objetivo foi analisar a extensão dos danos causados à vila pelas recentes chuvas. No local residem cerca de 150 famílias. A maior preocupação dos técnicos era em relação a um deslizamento logo abaixo de uma das moradias, onde vive um casal de idosos.
Embora não tenha causado nenhum dano à casa, o deslocamento de terra representa risco à sua estabilidade. Por causa disso, os moradores foram orientados a se abrigarem em casas de parentes ou amigos, até que sejam realizadas obras de contenção no local. O secretário municipal de Manutenção e Serviços Públicos, Gilvan Guimarães, explicou que estes serviços só poderão ser iniciados quando houver maior estabilidade do solo, que ainda está encharcado.
Funcionários da Prefeitura começaram a limpeza de uma escadaria e dos acessos ao bairro a partir da rodovia D. Domênico Rangoni, que ficaram cobertos de entulho e lama, trazidos pelas enxurradas. Também nos acessos foi providenciada a remoção de uma árvore, derrubada pela avalanche.
Pilões – Ao longo da tarde, está prevista visita técnica da Comdec à região dos Pilões. Ali, onde residem cerca de 3 mil pessoas,  teve problema na Rua Principal, atingida por uma queda de uma barreira. Ainda ontem (3), parte do local foi desobstruída por máquinas da Prefeitura, mas ainda não permite a passagem de veículos. Na madrugada do dia 3, o nível do Rio Pilões subiu, invadindo pelo menos 40 casas. As famílias abrigaram-se provisoriamente na igreja e no centro comunitário do bairro e retornaram às residências quando amanheceu.
Fotos: Divulgação Comdec
Galeria de fotos – CLIQUE AQUI