A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec) informa que o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo prorrogou a execução dos Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC) – Inundação e Escorregamentos – 2024/2025, para todas as regiões do Estado que operam os Planos, até o próximo dia 15 de abril, mantendo-se todas as ações indicadas nas respectivas Resoluções implementadoras dos planos de contingência.
Após essa data, fica automaticamente encerrada a execução da Operação Chuvas 2024/2025. De acordo com o órgão, a medida tomada foi consubstanciada no Decreto Estadual 48.526 (de março/2004) e atualizado pelos Decretos Estaduais 63.506 (de junho/2018) e 64.592 (de novembro/2019).
Para a decisão, considerou-se reunião realizada pela Comissão Executiva de Apoio Técnico dos Planos Preventivos de Defesa Civil, instituída pela Resolução CMIL Nº039/610/2024, que trata sobre as eventuais necessidades de prorrogação do plano em questão, sendo levada a efeito em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Instituto de Pesquisas Ambientais, Agência de Águas de São Paulo e Coordenadores Regionais de Proteção e Defesa Civil, quando se constataram que haverá possibilidade de fortes chuvas no Estado de São Paulo ainda nos primeiros dias deste mês de abril.
A referida decisão foi publicada nesta terça (1º) no Diário Oficial do Estado, com assinatura do coronel-PM Henguel Ricardo Pereira – Secretário-Chefe da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo.
Para entender como funciona e o que se trata o plano, que se encerraria ontem e hoje prorrogado, leia matéria publicada no site da prefeitura no seguinte link: https://www.cubatao.sp.gov.br/cubatao-da-inicio-neste-domingo-1o-ao-plano-preventivo-de-defesa-civil-ppdc/.
Por: Secom Cubatão
Foto: Arquivo PMC