Cubatão foi uma das 21 cidades que participaram da 67ª Edição dos Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, realizado em São Bernardo do Campo. As disputas ocorreram de 12 a 20 de julho. De acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), a cidade levou 105 atletas que fazem parte das modalidades de Basquete 3×3 (4 atletas), Basquete Masculino (12 atletas), Futsal Masculino (13 atletas), Ginástica Rítmica (5 atletas), Handebol Feminino (17 atletas), Karatê Feminino (7 atletas), Karatê Masculino (11 atletas), Vôlei de Praia (4 atletas), Vôlei Feminino (14 atletas), Vôlei Masculino (14 atletas) e Xadrez (6 atletas).
O Município esteve em vários embates que poderiam ter gerado medalhas de prata ou ouro. Mas mesmo assim, a delegação voltou com um saldo considerado positivo pela Secretaria Municipal de Esportes (Semes). Foram 8 medalhas, sendo 7 individuais na modalidade Karatê, sendo um delas de Prata, e uma por equipe no Xadrez Masculino. Veja no final a lista completa dos atletas que subiram ao pódio. Entre eles, dois são servidores da Prefeitura de Cubatão.
Vitor Pecamadi, diretor de Esportes da Semes, acompanhou a delegação e entende que a cidade teve uma boa semana de combates. “Enfrentamos adversários muito qualificados. Posso dizer que luta, empenho e competividade não nos faltaram. Cubatão é uma cidade com uma linda história no Esporte, tanto individual quanto no coletivo, e os Jogos Regionais fazem parte dessa trajetória”, enfatizou. Os principais destaques foram as conquistas de uma medalha de Prata no Karatê (individual Masculino), com Henrique Otávio Rocha, e uma de bronze no Xadrez por equipe.
O Karatê traz sete medalhas na bagagem e fica em 4º no geral – A modalidade de Karatê de Cubatão volta para casa com um saldo considerado bastante positivo para a delegação. Os resultados deixaram a modalidade em quarto lugar no Geral. Foram 7 medalhas de bronze conquistadas de forma individual, além de duas colocações em 4º lugar. A Prata veio no Kumite Masculino (de 67 até 75 kg), por meio do atleta Henrique Otávio Rocha. Confira abaixo como ficou o desempenho final e os nomes dos atletas que subiram ao pódio:
2° lugar kumite no Masculino 67 até 75 kg – com Henrique Otávio Rocha;
3° Lugar – Luiza Alves;
3° lugar – kata por Equipe, composta por Luiza Alves, Raquel Mattos, Maria Eduarda;
3° lugar kumite absoluto Masculino – com Vytor Francisco Vitoriano;
3° lugar kumite por Equipe no Feminino, formada por Tarciane Pereira, Gabriely da Silva, Hellen Lavignea e Luiza Alves;
3° lugar kumite acima de 80 kg – por Walter Gabriel Rebello;
3° lugar kumite no Feminino acima 68 kg – com Gabriely;
4° lugar no Feminino; 4° lugar – Masculino;
4° lugar no Kata Individual.
Dois servidores da Prefeitura conquistaram bronze no Xadrez por equipe – A equipe que recebeu a medalha de bronze no Xadrez Masculino Livre contou com dois servidores municipais da Prefeitura no pódio: Allysson Ribeiro (da Secretaria de Educação – Seduc) e Marcos Antonio Guimarães da Silva (da Secretaria de Gestão – Seges). Eles se juntaram aos colegas Bruno Silva de Paula, Airton Carlos Nunes Raimundo, Luam Valério Barbosa, Wagner Souza Gomes Silva, além de Gilson Araújo Lima, técnico da equipe. Outro bronze quase veio, desta vez, com o Vôlei Feminino, que ficou com a 4º colocação.
Resumo dos Jogos – A abertura do Jogos Regionais e a cerimônia de encerramento do Certame se deu no Centro de Handebol, nas dependências da Arena Olímpica de São Bernardo, palco da premiação dos primeiros colocados do certame. Cabe salientar que o torneio ocorre em todo o Estado, sendo realizados por oito Regiões. São Bernardo integra a 1ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, que inclui municípios da Região Metropolitana e Baixada Santista. Ou seja, além de São de São Bernardo, outras cidades também receberam ou recebem os Jogos, que acontecem sempre no mês de julho, a exemplo de Lins, Ribeirão Preto e Ourinhos, São José dos Campos, Votuporanga, Bragança Paulista Itapetininga.
A 67ª edição dos Jogos Regionais contou com 24 modalidades, incluindo uma novidade este ano, que foi o basquete 3×3. As competições ocorreram em duas categorias: a sub-21 e a livre. Santos (que voltou a levar o título dos Jogos após dois anos), Praia Grande e São Bernardo do Campo foram os três melhores dessa edição dos jogos. Os melhores atletas e equipes garantiram vaga nos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, que ocorrem entre outubro e novembro deste ano, com locais e datas ainda a serem definidas pela Secretaria de Esportes do Estado.
Por: Secom Cubatão/IP
Fotos: Divulgação