...

Demerval dos Santos, um cubatense com intenso caminho de superação até a linha de chegada

Carregando medalha maratonista e muito orgulho para a cidade, o servidor público é símbolo de superação na luta contra a dependência química
  • 4 min de leitura

Assim como cruzar a linha de chegada é o ápice de uma corrida, a história do cubatense Demerval José dos Santos é escrita sob uma jornada que culmina em inspiração e superação. Com 53 anos de idade e uma trajetória marcada por obstáculos, o servidor público há mais de três décadas e atualmente chefe de divisão do Centro POP, percorreu com êxito 42 km da ‘SP City Marathon 2023’, no último dia 30, em uma conquista emocionante e cheia de significado.

Realizada anualmente em São Paulo, a ‘SP City Marathon’ é uma renomada maratona com percursos de 21 km e 42 km, atraindo corredores locais e internacionais. Embora sua finalização seja um grande motivo de felicidade, os capítulos anteriores não foram fáceis para o atleta cubatense.

Em 1988, ingressou na Prefeitura de Cubatão, mas uma forte batalha contra o vício no ano seguinte fez com que Dermerval ficasse preso em um ciclo de recuperações e recaídas, passando por quatro internações ao longo dos anos.

Passos de esperança – “Como toda doença, a dependência química precisa ser tratada. Meu primeiro acompanhamento aconteceu aos 28 anos de idade, mas infelizmente voltei à internação 13 anos depois”, explica. Durante a luta, o corredor ainda procurou apoio em unidades terapêuticas e grupos de autoajuda, além de ter estudado sobre dependência para entender como poderia superá-la.

Neste período, alguns fatores foram essenciais para a vitória de Demerval contra as drogas. “Eu sempre me interessei por esporte, mas o meu maior desejo era correr uma maratona. Toda vez que eu tentava me programar e o momento chegava, eu não estava habilitado condicionalmente”, relata. Mas, foi o auxílio incondicional de amigos e familiares que impulsionou sua jornada para a recuperação.

Pés firmes, coração determinado – “Em 2021, um amigo me convidou para me preparar para uma maratona na região, os ‘10 KM Tribuna FM’, que foi minha primeira prova oficial. Para mim, aquele momento foi único, já que eu poderia não estar mais vivo”, afirma. Além disso, sem o amor e o apoio dos 4 filhos, acredita que não teria encontrado a força para seguir em frente.

“Já fiquei na rua por muitos dias e era resgatado pelos meus próprios filhos. Segurando o choro e pegando firme na mão daqueles que me ajudavam, eu comecei a treinar”, diz. Três vezes por semana, academia e fortalecimento passaram a fazer parte da rotina de Demerval, que ficava cada vez mais preparado para os desafios. “Eu me identifiquei muito com as práticas e, inclusive, emagreci 11 quilos neste tempo de preparação”, comemora.

Do vício à vitória – Finalmente sob o controle de sua vida, o atleta pôde se desenvolver esportivamente, paixão que guardava dentro de si. Desde sua recuperação definitiva, Demerval abraçou as maratonas e deu os passos que precisava para se tornar um corredor. De lá para cá, em apenas dois anos de prática, o servidor já participou de impressionantes 38 corridas e uma maratona; feito extraordinário que reflete sua determinação inabalável.

“Eu tive muito medo de correr porque não sabia o que poderia enfrentar. Quando deram a largada na maratona de 42 km, eu acompanhava cada placa de ultrapasse preocupado. Mas, graças a Deus, me programei e conclui a prova dentro do período que eu esperava: 4h30”. Assim como o foco, esta fé o fortifica para continuar. “Senti o amor que Deus tem por mim e consegui”.

Campeão nas pistas e na vida – Ao vencer o vício, Demerval nos lembra da força da resiliência humana, ensinando que, apesar das adversidades, é possível reconstruir a vida com determinação e apoio. “Meu maior desafio sou eu. E, hoje, ao ver minha família sorrindo, e não mais chorando por mim, eu me sinto orgulhoso”, conclui emocionado. Só neste ano, o atleta se prepara para mais 4 provas, sendo a próxima, de impressionantes 50 km, no dia 7 de setembro.

‘Vencedor’, é assim que Demerval José dos Santos deve ser chamado! Sua jornada inspiradora de superação destaca a importância de laços familiares e amizades verdadeiras como âncoras fundamentais na luta contra as drogas e a busca pela recuperação. Cada indivíduo tem a capacidade de transformar sua vida, independentemente das circunstâncias iniciais. Assim, podemos acreditar que até as batalhas mais difíceis são vencidas com fé, perseverança e comprometimento.

Por: Renan da Paz/Secom Cubatão
Foto: Acervo do atleta

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais