Dia de acolhida marca início do ano letivo para educadores da rede municipal

Calorosos abraços e vibrações foram as principais características da abertura

Nesta quarta-feira (1°), a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou o primeiro dia de acolhida para educadores da rede municipal de ensino na Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC). Dividido em três dias (1, 2 e 3 de fevereiro) e dois períodos (das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h), o primeiro encontro aconteceu para educadores das unidades escolares de Infantil I.

O evento contou com a presença da secretária de Educação, Lidiane Goulart Fogaça, que deu as boas-vindas aos profissionais presentes. “O evento significa acolher os professores e as equipes gestoras para relembrarem a importância dos alunos enquanto sociedade e indivíduos na dinâmica das unidades escolares”, comentou.

O secretário-adjunto de Educação, Guilherme Amaral, também esteve presente e destacou a importância de investir nos anos iniciais: “A nossa proposta é conscientizar a sociedade de que uma educação de qualidade só se dará naturalmente se for bem investida a educação infantil e de primeira infância”.

Já a mediação geral ficou por conta professor José Ramirez, coordenador geral do Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada na Secretaria de Educação de Cubatão (CAPE).

Entre as apresentações de projetos e propostas, a psicóloga Simoni Prado apresentou o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Programa SEE Learning – os dois têm como objetivo o desenvolvimento e a preservação das habilidades socioemocionais da comunidade escolar, dadas por iniciativas contínuas.

“Em 2023, ações direcionadas aos educadores serão feitas na rede com apoio de psicólogos e representantes das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)”, Simoni explicou.

Depois de uma pausa para o lanche, a reunião chegou ao fim com a palestra Habilidades Socioemocionais, ministrada pela palestrante Gislene Gorgueira. “O objetivo foi tornar à luz da consciência a importância do profissional educador”, classificou.

Nos próximos dias, a programação será voltada aos educadores das unidades de Infantil II e Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais).

Fotos: Secom