Dia Mundial da Educação!

Neste dia 28 de abril, comemoramos o dia da Educação, data escolhida quando terminava o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000.

Ora, neste Fórum ficou firmado o compromisso entre 164 países de levar a educação básica a todas as crianças e jovens do mundo, com metas estabelecidas até o ano 2030.

Quando voltamos o nosso olhar para o Brasil, podemos afirmar que ainda enfrentamos o desafio de sempre melhorar a qualidade do ensino e da educação. Porém, podemos comemorar com a queda no número de pessoas sem alfabetização formal.

E se voltamos o nosso olhar para o passado, a primeira lei de educação do Brasil, instituída em Lei de 15 de outubro de 1827, e que determinava a criação de Escolas de Primeiras Letras a serem implantadas em cidades, vilas e locais mais populosos, havia dificuldade, por exemplo, de encontrar professores habilitados e prédios que pudessem ser usados como escola.

Hoje temos uma grande melhora, se vermos que há escola em todos os lugares. A oferta de ensino é lei, e nossas crianças têm a oportunidade de acesso e permanência na escola.

Podemos dizer que temos feito grandes avanços na educação. Sabemos ainda que existem outras coisas a serem feitas e melhoradas, pois há sempre algo a se melhorar.

O nosso município desde 2015 tem o Plano Municipal de Educação, com as 21 metas, que têm buscado justamente melhorar o nosso ensino-aprendizagem.

Se olharmos para os indicadores de qualidade e para os dados provenientes de avaliações externas, o nosso município se encontra numa ótima posição. Porém, como disse, podemos sempre melhorar.

Contamos hoje com excelentes profissionais da educação, temos famílias parceiras e crianças e jovens que demonstram sempre estarem dispostas a aprenderem.

Por fim, nós enquanto educadores temos trabalhado sempre com a certeza que ofertamos o nosso melhor e a certeza de que no processo de ensino-aprendizagem, as crianças e jovens são as pessoas mais importantes, e por isso estamos aqui trabalhando para elas, por elas e com elas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais