Alegria e empolgação: foi dessa forma que os 250 alunos do projeto ‘De bem com a vida na melhor idade’ receberam camiseta e mochila, ambas personalizadas. A iniciativa oferece aulas de dança, hidroginástica e vôlei adaptado de forma gratuita para moradores de Cubatão. A entrega foi realizada no Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega, esta semana (8).
Uma das alunas mais animadas, Gildete de Oliveira, 80 anos, participa do vôlei adaptado e disse estar satisfeita. “As aulas são muito interessantes, o projeto veio agregar. Estou há 22 anos nessa modalidade, e claro, tem que renovar, precisamos de mais gente da terceira idade”.
Quem também esbanjou alegria foi Milton Nunes Corrêa, 72 anos, que faz aulas de hidroginástica. “Estou gostando demais, a professora é cem por cento, além disso já fiz amizades por aqui. Na minha idade é importante além fazer atividade física, também conversar com os outros e conhecer novas pessoas”.
As aulas de dança, hidroginástica e voleibol adaptado atendem pessoas acima de 50 anos. O objetivo é o de proporcionar momentos agradáveis através do esporte, com os benefícios da prática das modalidades, comandadas por professores de educação física qualificados.
O Projeto “De Bem Com Vida Na Melhor Idade” é uma realização da Associação Nacional de Esportes (ANE) pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, através do Ministério do Esporte, e conta com patrocínio da Usiminas e apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretaria Municipal de Esportes.
O prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira, esteve presente e fez questão de participar, inclusive dançou com uma das alunas. “Esse projeto vai ao encontro dos nossos objetivos para a Cidade. Por meio do esporte estamos levando atividades para as pessoas e a população ocupa nossos espaços. As parceiras são fundamentais”.
Alessandro Nunes Bortolomasi, secretário de Esportes, que prometeu participar das aulas, estava satisfeito. “Quem é do esporte fica feliz em ver as pessoas realizando atividades físicas, o que melhora a qualidade de vida e a socialização”.
O projeto – As atividades para pessoas a partir de 50 anos, promovem a prevenção e reabilitação por meio da manutenção do peso corporal, melhoria da mobilidade, da motricidade e do equilíbrio ao andar, auxílio no controle do diabetes, das doenças cardíacas e dos problemas com colesterol alto e hipertensão. A redução da ocorrência de acidentes são alguns dos resultados proporcionados pelo exercício físico para essas pessoas, assim como melhoria em sua saúde física, psicológica e nas relações sociais.
“Para a Usiminas e o Instituto Usiminas celebrar com muita alegria essa parceria que promove e oportuniza qualidade de vida, saúde, bem-estar, integração social e esporte. Dessa forma reafirmamos e reforçamos nosso compromisso com a comunidade de Cubatão, onde estamos presentes, contribuindo para o desenvolvimento local”. Explicou a produtora executiva Patrícia Limeres.
Interessados em participar, devem procurar a secretaria do local onde desejam realizar as atividades:
Hidroginástica
Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega
R. Pedro de Toledo, 333 – Vila Couto.
quartas e sextas das 8h às 11h
Voleibol Adaptado
Grêmio Recreativo Esportivo
Av. Joaquim Miguel Couto, 950 – Vila Couto.
terças e quintas das 8h às 11h
Dança
Centro Esportivo Pita
R. Arlindo Leandro, 13 – Vila Nova.
terças e quintas das 14h às 17h
Por: Secom Cubatão/com informações da Assessoria de Comunicação da ANE
Fotos: Divulgação