Em dois dias de vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), 74 gestantes foram imunizadas em Cubatão. O movimento é considerado bom pela equipe de Imunização da cidade pois representa 37% das cerca de 200 mulheres usuárias do SUS em Cubatão com gestação a partir da 28ª semana, idade gestacional adequada para receber a vacina.
O total de gestantes atendidas pelo SUS no município é de 521, enquanto o total de gestantes no município é de 898 mulheres, conforme o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), há grávidas em Cubatão. O primeiro lote de vacinas recebido pelo município conta com 410 doses.
PROTEÇÃO – O Vírus Sincicial Respiratório é um dos principais causadores de bronquiolite e infecções respiratórias graves em recém-nascidos. A estratégia de imunização tem como objetivo proteger a gestante e, por meio da transferência de anticorpos pela placenta, proteger o bebê nos primeiros seis meses de vida. O VSR é responsável pela maioria dos casos de bronquiolite e pneumonia em crianças menores de um ano.
“Vivemos um momento importante na proteção da saúde das gestantes e bebês contra doenças que têm grande impacto na morbidade no Brasil. As vacinas são seguras e eficazes na proteção e promoção à saúde”, relata a enfermeira Vanessa Ingrid de Oliveira, do Serviço de Vigilância Epidemiológica, profissional responsável pelo Programa Municipal de Imunização.
A vacinação contra o VSR teve início na quarta-feira, dia 10, e é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e também nas unidades que funcionam com horário ampliado até as 19 horas. É fundamental que a mulher leve a caderneta da gestante e a carteira de vacinação.
USF Vila Natal, Rua dos Cravos, 331;
UBS Jardim Casqueiro, Rua Espanha, s/nº;
USF Vila Nova, Rua São João, s/nº;
USF Vila dos Pescadores, Rua Santa Júlia, s/nº;
USF Morro do Índio, Av. Principal, 3469, Vila Esperança;
USF Vale Verde, Rua Ver. Paulo Enos, s/nº;
USF Cota 95, Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda;
USF Cota 200, 2ª passarela da Via Anchieta KM 50, s/nº; e
USF Pilões, Caminho dos Pilões, 974.
USF Ilha Caraguatá, Rua Feud Farah, s/nº;
USF Área 5, Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco;
USF Jardim 31 de Março, Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº; e
USF Jardim Nova República/Bolsão, Av. Dep. Esmeraldo Tarquínio, s/n°.
CALENDÁRIO – A Secretaria de Saúde aproveita para convocar as gestantes que ainda não foram às salas de vacina para se imunizarem também contra a gripe. Conforme o SI-PNI, a cobertura vacinal das gestantes contra a gripe em Cubatão está em 72,83%, ainda abaixo da meta, ainda que esteja acima da cobertura média da Baixada Santista (57,27%) e do Estado de São Paulo (63,48%).
Além das vacinas contra a gripe e o VSR, o SUS também oferece às gestantes as vacinas Duplo Adulto (dT), Hepatite B, Covid-19 e DTPa. A vacina DTPa deve ser administrada a partir da vigésima semana de gestação. “Verifiquem a caderneta da gestante e a carteira de vacinação e vacinem-se!”, convoca a enfermeira.
Por: Secom Cubatão/AA
Fotos: Secom Cubatão/TJ







