Foram 13 dias de inúmeras atrações artísticas que atenderam aos diversos estilos musicais e gostos gastronômicos, além de produtos artesanais, em 30 barracas disponíveis, e até espaço literário. Para isso, o Kartódromo Municipal foi novamente o cenário escolhido para realização do Festão Cubatão, que ocorreu entre 21 de junho e 14 de julho, sempre nos finais de semana. A organização foi da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), tendo forró, arroxa, piseiro, samba e pagode como os principais estilos musicais da vasta programação, que não deixou de fora apresentação, toda sexta-feira, daquela que é considerada uma das maiores tradições dos festejos juninos: a dança de quadrilha.
Fora isso, grandes nomes da musicalidade brasileira marcaram presença em mais uma edição do Festão. Exemplos disso foram a dupla mato-grossense Munhoz e Mariano, famosa pela canção ‘Camaro Amarelo’, ‘MC Bola e Esqueminha’, ‘Elas cantam Marília’, ‘Grupo Quanta Loucura’, ‘Salgadinho’, ‘Lucas Morato’ e a banda ‘Karametade’. Como já de praxe, em todas as 13 noites, artistas locais fizeram parte da animação musical da festividades, incluindo a chance de talentos poderem mostrar o seu potencial no tradicional ‘Show de Calores’, com três eliminatórias que levavam as três melhores performances de cada noite para a finalíssima, que ocorreu no domingo (14), encerrando com chave de ouro o último final de semana dos festejos.
Conforme a dinâmica, a sexta (12) foi aberta com a exibição da Quadrilha ‘Tradição’, seguida por ‘Camarão do Forró’, encerrando a noite o entusiasmado Show da ‘Banda Marcial de Cubatão e Lipão. Esta contou com Orquestra de Metais e Percussão, com muita MPB e Samba, dando o ritmo com arranjos refinados e qualificados. Como ‘plus’, o público pode conferir a revelação de 4 músicos estagiários e outros 4 estreantes como profissionais na banda, além de uma turma de entrosadas dançarinas inspiradas no ritmo da orquestra. Deixando assim a plateia encantada com as novidades e com a qualidade da apresentação. A programação do sábado (13) ficou por conta das bandas ‘Kubo Mágico’ e ‘Di Propósito’. E no domingo foi a vez da Banda Imagem comandar os arranjos das melodias dos finalistas do Show de Calouros.
Outras opções culturais – Vale salientar que, nesta edição dos festejos, não ficou só no tocante musical. Enquanto aguardava cada atração seguinte, o público podia dar uma volta fora e dentro do Espaço, onde encontrava muitas coisas boas para se divertir, podendo ainda saciar a sede e fome nas noites frias que marcaram o período. Apropriadas para nutrir e aquietar o estômago e aquecer o coração, os organizadores colocaram 30 barracas à disposição, todas de empreendedores que serviam as delícias típicas do inverno e das festas juninas, que foram coordenadas por associações beneficentes e pelo pessoal da Feira Criativa.
Espaço Literário – Ainda houve espaço para quem apreciava a literatura, especialmente a poesia e o romance. Neste sentido, um dos filhos mais ilustres de Cubatão foi homenageado: o escritor Afonso Schmidt. Para isso, um livro tamanho gigante e uma estátua do artista fizeram parte da festa, contando como um ponto instagramável bem no meio do salão. Como novidade, um QR Code direcionava o público para uma página recheada de conteúdo sobre o autor. A brilhante ação literária fez parte da ’50ª Semana Afonso Schmidt’, que é comemorada sempre em junho e que celebra a vida e obra de Schmidt e sua importância para a literatura brasileira. Jornalista, romancista e poeta, Afonso Schmidt nasceu em 29 de junho de 1890 em Cubatão, falecendo em 3 de abril de 1964.
Desde a juventude, realizou trabalhos no intercâmbio da Europa e Brasil. Dirigiu o carioca ‘Jornal do Povo’ e, na capital paulista, atuou nos jornais ‘Folha da Noite’, ‘Folha da Manhã’ e ‘O Estado de São Paulo’, entre outras publicações. O renomado cubatense foi premiado pela União Brasileira de Escritores e membro da Academia Paulista de Letras. Além de sócio fundador do Sindicato dos Jornalistas do Estado de SP, Schmidt tem uma trajetória notória como autor dos romances ‘Zanzalá’, ‘A Locomotiva: a Outra Face da Revolução de 1932’, ‘A Marcha: Romance da Abolição’, ‘Colônia Cecília’, ‘O Romance de Paulo Eiró’, ‘São Paulo de Meus Amores’.
A Festão Cubatão 2024 foi uma realização da Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Os festejos ocorreram no Kartódromo Municipal, cuja toda estruturação foi montada em área coberta de 3 mil m² e construída para abrigar as apresentações artísticas e barracas de alimentação. Tal estrutura incluiu três telões, barracas de alimentação, banheiros químicos, seis saídas de emergência, intervenções no trânsito local e equipe de segurança adequada, com suporte da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Samu.
De acordo com secretário de Comunicação Cláudio Barazal, ‘’mais uma vez a Festão atingiu o seu principal propósito, que é proporcionar lazer e divertimento à população. Cada final de semana de festejos movimentou a economia local, proporcionando emprego e geração de renda dentro e fora do local da festa, nas barracas internas e nos ambulantes ao entorno”, resumiu. “A Prefeitura e a Secult foram assertivos em realizar eventos deste porte na Cidade, mais uma vez provando a força artística e cultural de Cubatão”, reforço o titular da secretaria de Cultura Omar Ormedo.
Texto e fotos: Secom Cubatão