Encontro público convoca voluntários para a luta antidrogas

Nesta quarta-feira (11) às 18h acontece o I Encontro Público Coalizão Comunitária Antidrogas de Cubatão

Nesta quarta-feira (11), a partir das 18h, o grupo Coalizão Comunitária Antidrogas de Cubatão realiza o I Encontro Público. Será no auditório da Câmara Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº). O objetivo da reunião é recrutar novos membros, agentes multiplicadores sobre estratégias e ações de prevenção às drogas nas cidades, propondo políticas públicas de enfrentamento e prevenção às drogas, especialmente entre os mais jovens.
Atualmente o grupo Coalizão Antidrogas é formado por cinco pessoas em Cubatão: os agentes do poder público Thays Emídio Ferreira dos Santos (Secretaria de Assistência Social) e Janaína Lima Moura (Secretaria de Educação); e representando a Sociedade Civil Organizada estão Ivanildo Ferreira de Lima Júnior (pastor evangélico), Gabriel Dias Costa Ribeiro (igreja católica) e Sivuca Correia (presidente do Cadeq).
Esses agentes receberam treinamento sobre o assunto diretamente da ONG Cadca (Community Anti-Drug Coalitions of America). A ideia agora é formar um grupo coeso para coordenar uma pesquisa municipal que vai traçar o perfil da criança e do adolescente de Cubatão que usam drogas lícitas ou ilícitas. Posteriormente, os dados poderão ser usados para a criação de políticas públicas para a diminuição desses índices.
Coalizões – As chamadas coalizões comunitárias são organizações de cooperação e colaboração entre grupos ou setores de uma comunidade, tais como empresas, pais, mídia, órgãos de segurança pública, escolas, organizações religiosas, agentes de saúde e de serviço social, poder público etc. A Coalização trabalhará em colaboração para desenvolver planos, políticas públicas e estratégias que visem reduzir as taxas de consumo das drogas lícitas e ilícitas dentro da comunidade. Estudos científicos já comprovaram que as coalizões comunitárias é uma das estratégias mais eficazes no combate ao abuso de drogas e suas consequências negativas.
Cadca – Trabalhando em vários países desde 2005, o Cadca é uma entidade que atua estritamente na prevenção às drogas, visando reduzir o abuso por meio da formação das coalizões comunitárias multissetoriais. A entidade oferece treinamento, assistência técnica e outros recursos para auxiliar as ações das coalizões comunitárias, ONGs e grupos comunitários em países afetados pelos problemas das drogas. Por sua posição consultiva junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc), a Cadca participa de várias conferências e reuniões internacionais, tais como a reunião anual da Comissão de Narcóticos em Viena, na Áustria. Outra informações: www.cadca.org/programas-internacionais.