Enfermeiras e técnicas de enfermagem da maternidade do Hospital Municipal de Cubatão participaram de uma capacitação na Central de Rede de Frio sobre a aplicação da vacina BCG. Foram dois dias de atividade, segunda e terça-feira (2 e 3 de junho), com a participação de 11 profissionais.
A BCG é administrada por via intradérmica, uma técnica em que a vacina é aplicada sob a pele, mas sem atingir a camada subcutânea, como nas vacinas contra rubéola, caxumba e febre amarela, ou muscular, como nas vacinas contra difteria, tétano, hepatite B (recombinante), covid-19 e a vacina pneumocócica 10 valente.
A vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) é uma vacina que protege contra as formas graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar, que são as formas mais perigosas da doença. A vacina é administrada em dose única, geralmente no nascimento, e é segura e eficaz.
Conforme dados do Ministério da Saúde, 345 doses da BCG foram aplicadas até o momento em 2025, sendo a maior parte (336 doses) nos primeiros 30 dias após o nascimento dos bebês. A cobertura está em 100%.
Por: Secom Cubatão/AA
Fotos: Divulgação PMC