A Escola ‘Parque dos Sonhos’ do Município de Cubatão foi a vencedora do Prêmio Melhor Escola do Mundo (World ‘s Best School Prizes) 2025. A referida Unidade de Ensino da rede estadual concorreu na categoria “Superação de Adversidades”, com um projeto que oferece atividades centradas no aluno, adicionada a ações complementares esportivas. O prefeito César Nascimento, a vice-prefeita Andrea Castro e parte do seu secretariado participaram do evento, cuja premiação foi organizada pela plataforma ‘Internacional T4 Education’, que reconhece iniciativas transformadoras nas comunidades escolares. Entre outros benefícios, a unidade cubatense zerou casos de vandalismo e ampliou a busca por matrículas na casa dos 500%. Atualmente, a unidade possui cerca de 580 alunos do 1º ao 9º anos. O secretário de Estado da Educação, Renato Feder, participou do momento muito comemorado pela confirmação do prêmio.
Todos os vereadores de Cubatão marcaram presença no anúncio, que ocorreu ao vivo direto de Londres, na Inglaterra, e foi precedido de muita expectativa pelos professores, direção, alunos e boa parte da comunidade do Jardim Real, também conhecido como Bolsão 9. A escola cubatense já havia sido anunciada como TOP10 do prêmio e, para esperar o resultado final, abriu as portas para a comunidade, deixando o ambiente tomado por esperança e ansiedade.
A versão nas palavras de quem frequenta a escola no dia a dia – alunos, professores e direção – é a de que a unidade se superou, transformando-se de fato em “Parque dos Sonhos”, símbolo de orgulho para a Educação da Cidade e do Estado com repercussão nacional e internacional. Quando o resultado foi anunciado pelos organizadores, bastou ouvir que a escola era do Brasil e começava com Parque … não deu tempo nem de completar o nome e a multidão entrou em êxtase, uma explosão de sentimentos por todos os cantos, logo comunicado à população pelas várias emissoras de TV presentes, que transmitiram a boa nova para toda a Baixada ao vivo e repercutido nacionalmente nos diversos jornais do país e até do exterior.
Da comunidade para o mundo – “A Melhor Escola do Mundo é de Cubatão. O Parque dos Sonhos superou adversidades e virou realidade. É Cubatão mais uma vez positivamente no cenário mundial, agora na educação. Essa é uma realização de sonhos literalmente para a unidade e o seu corpo docente e discente, uma imensa satisfação para Cidade que a acolhe: Cubatão”, enfatizou, emocionado, o prefeito César Nascimento.
César completou afirmando que o prêmio obtido pela escola serve de exemplo de superação e resiliência. “Saio daqui deste evento muito feliz por todos os envolvidos no projeto que resultou nesta premiação, um trabalho coletivo da unidade e abraçado pela comunidade sob comando do diretor que acreditou que seria possível e conseguiu que professores e alunos adotassem a ideia, transformando a escola em um case de sucesso para a Educação e para o mundo. E isso é muito legal, pois significa que, com união de esforços, nós podemos transformar sonhos em realidade e Cubatão mais uma vez é prova disso”, disse o prefeito.
O Prêmio foi entregue com base em critérios rigorosos, avaliados por uma Academia Internacional. Outras instituições também foram premiadas:
- Franklin School, em Jersey City (EUA), com o prêmio de “Inovação 2025”;
- Favor del Niño, na Cidade do México (México), com o prêmio “Colaboração Comunitária 2025”;
- SK Putrajaya Presint 11(1), em Putrajaya (Malásia), com o prêmio “Apoio a Vidas Saudáveis 2025”; e
- Arbor School, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), com o prêmio “Ação Ambiental 2025”.
O professor Régis Marques Ribeiro, diretor da Unidade, festejou o feito por ver o orgulho dos alunos e dos professores com o resultado anunciado. “Já estávamos felizes por estar entre as 10 escolas finalistas. Mas logicamente queríamos mais e sabíamos de que isso era possível. Não foi sorte, foi trabalho, com muito esforço e dedicação de todos. Este é um dos melhores dias da minha vida. Não tem preço compartilhar da alegria dessa turma que fez por merecer esse resultado tão importante para escola e para a cidade de Cubatão. Receber representantes do Estado aqui é o reconhecimento do trabalho. Este prêmio é de todos nós, é da comunidade, é da escola em geral, é do Estado e também de Cubatão”, destacou o diretor. Cabe ressaltar que a escola, que passou a funcionar em 2016, recebeu diversas emendas impositivas da Câmara Municipal.
Representante do Estado – “Este momento aqui traz sentido à vida. Não tenho palavras para traduzir a felicidade estampada no rosto de todos vocês e eu não me excluo disso, também estou muito contente por esse momento da Educação do Estado de São Paulo, tendo uma unidade em Cubatão que é exemplo não só do Brasil, mas do mundo. Muito gratificante e histórico para todos nós”, expressou Renato Feder, secretário de Estado da Educação, que aproveitou para anunciar que a escola vai receber aparelhos de ar-condicionado e que, além do ensino fundamental (até o 9º ano), passará a oferecer ensino médio a partir de 2026, garantindo a permanência dos alunos para sequência escolar.
Nem precisa dizer que a comunidade escolar premiada era só alegria, pois o feito da unidade representou muita comemoração, momento de extravasar no bom sentido por um título que a escola aguardou junto com a cidade. Professores radiantes, direção honrada pela liderança e trabalho reconhecido e alunos contando para os pais e amigos o orgulho de estudarem em uma escola premiada mundialmente. Cenários perfeitos e sonho de todo estudante e de seus familiares.
‘Agora estamos famosos, mas por uma boa causa”, dizia a maioria dos alunos. Gabriel Felipe (4º ano A) e Talita Moreira (6º ano A) eram exemplos disso. “Muito legal fazer parte de uma escola que nos dar orgulho de estudar. Estamos muito felizes, não poderiam ser diferentes”, conta Gabriel. “A gente vir para uma escola que ninguém dava quase nada e ela se transformar em poucos anos em exemplo mundial é muito satisfatório para todos os alunos e estou muito feliz de ser um deles”, complementou Talita.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Este trabalho integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 10 – Redução das Desigualdades e ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.
Por: Secom Cubatão/IP
Foto em destaque: Governo do Estado
Fotos: Secom Cubatão