Escolas municipais começam a receber composteiras a partir desta terça-feira (30) para reaproveitamento do lixo orgânico

Projeto terá início pela UME Professora Maria Albertina Pinheiro, na Vila Nova

Ensinar a criançada a reaproveitar o lixo orgânico é o principal objetivo do projeto “Minhoca Amiga”. Por isso, a partir desta terça-feira (30), pelo menos 38 escolas municipais de Cubatão começam a receber o kit de compostagem formador por uma composteira, minhocas e serragem. O pontapé inicial será amanhã, às 10h, quando a UME Maria Albertina Pinheiro (Av. Nações Unidas, 979), na Vila Nova, recebe simbolicamente o kit. O projeto é uma idéia da Secretaria do Meio Ambiente e recebeu total apoio da pasta da Educação.
O projeto surgiu da necessidade de levar formas de aproveitamento do lixo produzido nas escolas e também pela população em geral. Além da redução do material orgânico que seria levado para o aterro sanitário, o “Minhoca Amiga” traz a oportunidade dos professores usarem a composteira como ferramenta de educação ambiental, atingindo todas as faixas etárias. No início do mês, vários profissionais da Educação participaram de oficinas junto à Semam para aprender a trabalhar com a composteira junto aos alunos. Profissionais do Meio Ambiente Municipal vão acompanhar o projeto realizando visitas e oferecendo apoio técnico aos colégios beneficiados pela ação.
O ato da compostagem é um aglomerado de técnicas que procuram decompor materiais orgânicos, transformando lixo em uma substância estável e rica de materiais consistentes, húmicos e nutricionais, criando um solo humífero. As minhocas, por sua vez, se adaptam ao local e produzem uma espécie de chorume benéfico, geralmente usado como biofertilizante.  O que pode ser usado à vontade para uma boa compostagem: frutas (menos as cítricas), legumes e verduras (sem cozimento), grãos, sementes, casca de ovo, pães, bolos, borra e filtro de café, sachê de chá e cogumelos.
 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais