Escolas municipais têm cardápio especial de Natal

Refeição diferente e sobremesa foram servidas para alunos do período parcial e integral de creches, ensinos infantil e fundamental

A Secretaria de Educação de Cubatão (Seduc) ofereceu esta semana a todos os alunos da rede municipal de ensino da cidade – creches, ensinos infantil e fundamental – uma ceia de Natal. Os cardápios são diferentes, incluindo frango (fricassê e assado), farofa, legumes, frutas diversas e doces, tudo elaborado com muito carinho por nutricionistas e merendeiras.

Nesta sexta-feira (10), uma das escolas que receberam a refeição especial foi a UME Estado de Minas Gerais, na Vila Nova. Cerca de 150 crianças, com idade entre 4 e 5 anos, almoçaram na unidade que teve o seguinte menu: fricassê de frango, arroz à grega, batata corada, salada e de sobremesa, pavê de chocolate. A direção da escola também preparou uma mesa recheada de frutas da época.

Os alunos se empolgaram com a novidade. A mesa de servir e o refeitório foram decorados com temas natalinos e ainda teve a visita do Papai Noel, que recebeu cartinhas e pedidos dos pequenos. Além do almoço natalino, os estudantes foram contemplados com presentes, por meio de uma parceria entre Seduc e Ecovias, já existente há alguns anos. A empresa realiza doação de brinquedos a serem distribuídos entre as crianças das unidades de ensino infantil.

Cardápio caprichado – A diretora do UME Minas Gerais, Priscila Silva, afirma que o cardápio teve uma boa aceitação por parte das crianças e que a escolha dos pratos foi feita pensando na faixa etária deles. “É um trabalho super cuidadoso do Serviço de Alimentação Escolar (SAE) da Seduc, nutricionistas e merendeiras. Às vezes os alimentos são organizados em bandejas para que as crianças se sirvam, saindo um pouco da rotina. E hoje, está tudo muito lindo, os estudantes ficaram super felizes com a decoração, a visita do Papai Noel, o acompanhamento dos professores até o refeitório… tudo isso incentiva as crianças”.

O Supervisor de Ensino da Seduc, Pedro Lima, acompanhou a refeição neste colégio representando a secretária Marcia Terras e destacou que essa experiência escolar é importante para muitos estudantes: “Nem todos os alunos têm a oportunidade de degustar uma ceia de Natal em casa. Proporcionar um momento tão especial com os professores e amigos é muito gratificante”, disse.

Da acordo com Chefe do SAE, Edinéia Quinteiro de Oliveira, em maio de 2020 passou a vigorar a nova legislação do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar – que deve ser adotada junto à educação básica. Ela explica que foram feitos ajustes nos cardápios oferecidos pelas unidades de ensino municipais, com refeições mais saudáveis, seguindo as normas do Guia Alimentar da População Brasileira.

As nutricionistas Raquel Neves, Dayanne Ribeiro e Suzana Ruth Vieira contam que a elaboração do cardápio de Natal foi uma construção e que esta é a primeira vez que um cardápio específico é adotado em toda a rede. “De acordo com as recomendações do PNAE testamos novas receitas ao longo dessa volta presencial às aulas. Então pensamos em pratos festivos, atrativos e saudáveis”. O cardápio das creches – frango assado, farofa rica, salada de legumes com ovos, arroz, feijão e mesa de frutas – já é um padrão e oferecido todos os anos às crianças.

As nutricionistas também destacaram o trabalho das merendeiras não apenas da UME Minas Gerais, mas em todas as unidades escolares da cidade, pois o papel delas na preparação e no servir foi essencial. “Todo este trabalho foi feito por uma equipe que se preocupou em oferecer uma refeição diferenciada para as crianças e, ao mesmo tempo, saudável e nutritiva”, afirmou Raquel.

Fotos: Divulgação PMC