Espetáculo ‘Caminhos da Independência’ acontece de 4 a 7 de setembro em Cubatão

Apresentações gratuitas celebram bicentenário da independência do Brasil, 100 anos da Semana de Arte Moderna e duas décadas da produção do espetáculo pelo Teatro do Kaos

Acontecimentos importantes que construíram a memória coletiva de um povo e o sentido de liberdade e pertencimento são o coração do espetáculo ‘Caminhos da Independência’. Este ano a peça será realizada de 4 a 7 de setembro às 20h no Teatro do Kaos (Praça Cel. Joaquim Montenegro, 34), no Largo do Sapo, em Cubatão, livre para todas as idades. Os ingressos podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível que será distribuído, posteriormente, ao Fundo Social de Solidariedade.

O espetáculo reconta a passagem de Dom Pedro I por Cubatão, momentos antes de proclamar a independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. E o desafio é o de relatar a mesma história de maneira original, pitoresca. Em 2022, um mix de personagens costura essa trama histórica: do próprio príncipe regente a Pedro Américo, importante artista acadêmico que retratou simbolicamente o “grito do Ipiranga”, a Macunaíma, de Mário de Andrade, em referência ao movimento modernista.

O ator convidado para interpretar Dom Pedro I é o ator André Bankoff. Além de brilhar nos palcos paulistas, Bankoff já atuou em novelas da Rede Globo (Babilônia, Saramandaia, Morde e Assopra, Bang Bang, Mad Maria), TV Record (Bicho do Mato, Amor e Intrigas) e série na HBO Brasil (O Negócio). Gyselle Soares (vice-campeã do BBB 8) dá vida, pela terceira vez, à Maria Leopoldina. A peça também conta com grande elenco local. O texto do ‘Caminhos da Independência’ 2022 é assinado por Cícero Gilmar Lopes. Dividem a direção, Fabiano di Melo e Miriam Vieira.

Lourimar Vieira, produtor do espetáculo, explica que há 20 anos o Teatro do Kaos realiza a encenação e que pensar no ‘Caminhos da Independência’ é sempre um exercício de criatividade. A história já foi contada em musical, teatro de arena, comédia, drama, entre outros. “É sempre um desafio maravilhoso. Temos essa liberdade poética para trabalhar o tema e relembrar a importância da nossa independência enquanto país, enquanto cidadãos. A arte e a cultura são libertadoras por princípio. Assim como nos disse o próprio Pedro Américo, a realidade inspira, mas não escraviza”, explica.

O espetáculo ‘Caminhos da Independência’ é realizado pelo Teatro do Kaos e conta com patrocínio da Ecorodovias via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura. Conta com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretaria Municipal de Cultura. Zeca Rodrigues, secretário municipal da Pasta, destaca a tradição do projeto que, a cada ano, inova em sua forma de contar a mesma história: “Recontar a passagem de Dom Pedro I por Cubatão é algo que o Teatro do Kaos tem feito com maestria ao longo dos anos. É incrível que a gente consiga acompanhar o mesmo conteúdo sempre com novidades e abordagens diferenciadas”.

Elenco: André Bankoff, Alana Vieira, Alicce Giovanna, Arthur Vieira, Bruna Rotilho, Cícero Gilmar Lopes, Daniel Meirelis, Fernando Rino, Guilherme Guedes, Gyselle Soares, Hugo Henrique,Isabelle Martins, Jade Oliveira, Jair Moreira,  Levi Tavares, Lourimar Vieira, Lúcia Oliver,  Luiz Guilherme,  Mariana Nunes, Rafael Almeida.

Fotos: Divulgação Teatro do Kaos

Espetáculo ‘Caminhos da Independência’