É a síntese do projeto da artista Amanda Aparecida que une suas raízes à lente da objetiva para enaltecer a beleza da mulher e do homem negros
A fotógrafa cubatense especializada em moda Amanda Aparecida abre sua exposição “Dorothea” às 19 horas desta sexta-feira (19) no Bloco Cultural, com apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão. A mostra é a síntese do projeto da artista que une suas raízes à lente da objetiva para “enaltecer a beleza da mulher e do homem negros”. A exposição fica em cartaz no Bloco Cultural da Prefeitura de Cubatão (Praça dos Emancipadores, s/nº) de 19 a 21 de julho. Entrada: um quilo de alimento não perecível.
“Dorothea” representa mais do que simplesmente o título da exposição. Foi especialmente escolhido por Amanda por representar o símbolo da luta dos negros na conquista de espaço e respeito no mundo da moda e da publicidade, na primeira metade do século XX.
Texana de nascimento, Dorothea Church venceu todos os obstáculos impostos pelo preconceito e pelo racismo até ser a primeira modelo negra a desfilar nas passarelas de Paris. Em 1949 já desfilava para Christian Dior. Quando já era reconhecida como uma das mais importantes modelos do século, fundou a Alpha Kappa Alpha, a primeira irmandade de mulheres negras nas universidades americanas (1955) e disparou sua famosa frase: “Se eu pude fazer, elas também podem”
“Dorothea, mesmo no auge de sua carreira sofreu preconceitos e hoje temos a missão de continuar seu legado”, explica a fotógrafa Amanda Aparecida com a consciência da responsabilidade que representa sua exposição “Dorothea” na luta contra o preconceito que, infelizmente, ainda atravessa séculos.
A artista – Com 20 anos de idade, Amanda Aparecida, que cursa cinema e áudio-visual, já tem um respeitável curriculum em sua carreira. Participou da direção de fotografia do documentário “Maratona do Beijo” e do filme “A Caixa”, que foi selecionado para o Santos Film Festival. Amanda dirigiu ainda o documentário “31 Dias”, trabalha no Projeto Com Com (Comunicação Comunitária) e “toca” seu estúdio de fotografia, o Photoescrita.